Digitalização na mineração e importância da comunicação eficaz de dados foram os temas que nortearam uma palestra nessa quinta-feira (10/9), durante o segundo dia do Encontro Nacional de Automação (Ena) 2024. O evento, o principal do setor, aconteceu no Expominas, em Belo Horizonte, e reuniu grandes empresas fornecedores de tecnologia industrial.
O gerente de padronização mining da VDMA – Associação Alemã de Fabricação de Máquinas e Instalações Industriais -, Jörn Lehmann, foi quem falou sobre o assunto, enfatizando a implementação do protocolo OPC-UA no setor da mineração. A sigla significa arquitetura unificada e diz respeito à tecnologia que permite a interconexão de máquinas e sistemas por meio de uma linguagem de produção global.
Desde de 2022, o SENAI MG e a VDAM têm uma parceria para a aplicação do protocolo OPC-UA na mineração, que tem buscado a otimização de processos e aumento da produtividade, garantindo mais eficiência e segurança nas operações, segundo gerente de Educação e Tecnologia do SENAI, Ricardo Aloysio, que participou também da palestra. “As instituições se uniram nesse projeto de divulgar e utilizar o OPC UA porque entendermos que esse protocolo é o ideal para a indústria 4.0”. Quem visitou o estande do SENAI no ENA pôde conhecer de perto o funcionamento de um equipamento que demonstra o protocolo OPC UA na mineração.
Lehman disse que uma das vantagens do OPC UA é por ser uma plataforma aberta e seguramente interconectada em que grupos de trabalho da VDMA fazem monitoramento regular da ferramenta para atestar a sua eficácia. Jörn Lehmann pontuou que “o sistema é condizente com diferentes protocolos e escalável, podendo ser aplicado desde uma máquina até uma planta industrial”.
No caso do setor mineral, Lehman considera que o OPC UA pode, entre outras aplicações, ser usado para conectar carregadores, caminhões e esteiras a equipamentos que operam de maneira subterrânea, tornando as operações mais eficazes e tecnológicas, levando em contas as características da chamada indústria 4.0.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG
Leia também:
ENA 2024: maior evento de automação industrial reúne 6 mil pessoas em BH
SENAI MG e VDMA avaliam aplicação da Indústria 4.0 na mineração