A profissão: O técnico em METALURGIA é o profissional que executa e coordena serviços e processos para obtenção, transformação, aplicação e tratamento dos metais e suas ligas e lidera equipes de trabalho em diferentes etapas dos processos siderúrgicos e metalúrgicos.
Atividades Relacionadas:
– Operar fornos de redução e de refino dos metais.
– Controlar processos de lingotamento contínuo.
– Realizar atividades de cálculos de cargas e de reduções de áreas de tarugos.
– Atuar no controle da qualidade de processos e produtos siderúrgicos e metalúrgicos.
– Liderar, coordenar e orientar equipes de trabalho em indústrias siderúrgicas e metalúrgicas.
– Acompanhar e supervisionar o setor de fusão e vazamento, realizando cálculos de carga, em indústrias de fundição.
– Auxiliar na implementação de normas e processos de qualidade, saúde e segurança no trabalho e meio ambiente.
Área de Atuação:
– Empresas que atuam em diversas áreas do ramo siderúrgico e metalúrgico.
– Empresas de mineração, indústrias mecânicas ou de produção mecânica e metalmecânica.
– Empresas de representação de máquinas, equipamentos e materiais e de prestadores de serviços na área de metalurgia e siderurgia.
O que é o curso: Neste curso o aluno vai aprender a planejar, operacionalizar e controlar processos de obtenção e transformação de metais e ligas. Vai estudar procedimentos e técnicas para extração, fabricação, fundição e tratamento de matérias primas. Pode trabalhar em indústrias como siderúrgicas, automobilística, naval, petrolífera e de extração e beneficiamento de minérios.
Objetivos: Realizar a gestão das etapas de obtenção e transformação de metais. Controlar a execução dos processos metalúrgicos de transformação térmica e de transformação mecânica de materiais ferrosos e não ferrosos e dos processos metalúrgicos de tratamento dos metais e suas ligas, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança, e de meio ambiente.
Competências: Formar profissional com habilitação Técnica de Nível Médio em Metalurgia para atuar nos diversos segmentos do mercado, tais como: Indústrias metal-mecânica, siderúrgica, automobilística, naval, petrolífera, de extração e beneficiamento de minérios, de tratamento de superfícies e de fundição. Empresas de construção mecânica e controle de qualidade. Este curso assume linha de formação específica de acordo com o tipo de processo de transformação de metais e suas ligas.
Escolaridade mínima: Ter concluído o ensino fundamental. Ter, no mínimo, 16 anos completos
Carga horária: 1580 horas