No dia 19 de novembro, a FIEMG Regional Zona da Mata recebeu o VIII Seminário de Segurança e Saúde do Trabalho, promovido pelo SESI SST Juiz de Fora. O evento teve o apoio do Sindicato das Indústrias Gráficas de Juiz de Fora (Sindigraf-JF), do Sindicato Intermunicipal da Indústria Química, Farmacêutica, de Material Plástico e Cosméticos de Juiz de Fora (Sinquifar) e da FIEMG Regional ZM. Com painéis dinâmicos, cases inspiradores, estandes para visitação e espaços para networking, o seminário fortaleceu práticas que unem segurança, bem-estar e inovação, reforçando o papel estratégico da SST para a competitividade da indústria.
A iniciativa reuniu especialistas e lideranças para discutir temas importantes, como as Atualizações da NR 01 com os Riscos Psicossociais, investimentos em Saúde e Segurança na redução e controle do FAP, Ergonomia e Acessibilidade. Houve também espaços reservados para interações e esclarecimento de dúvidas, tornando o evento um importante fórum para a troca de experiências e divulgação de melhores práticas na proteção da saúde e segurança dos colaboradores do setor industrial da Zona da Mata.
A abertura foi conduzida pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Meias de Juiz de Fora (Sindimeias-JF), João Luis Rocha do Amaral, que representou a FIEMG Regional ZM na ocasião, e pela gerente do SESI SST JF, Tatiane Moreira. João Luis destacou que a Segurança e Saúde no Trabalho não se limita a ser um tema regulatório ou uma obrigação formal. “Ela é o pilar que sustenta o crescimento industrial e a competitividade. Cada investimento na saúde e bem-estar de nossos colaboradores se reflete diretamente na produtividade, na qualidade dos produtos e na sustentabilidade das empresas. Trabalhar em ambientes mais seguros gera confiança, motivação e comprometimento, impulsionando tanto as indústrias quanto as comunidades em que estão inseridas”, disse.
Tatiane Moreira enfatizou o compromisso do SESI com a qualidade de vida dos trabalhadores. “A razão de ser do SESI é promover a saúde e qualidade de vida do trabalhador, temos responsabilidade social nessa questão. Os palestrantes que estão aqui hoje são incríveis e estou muito feliz em ver esse auditório cheio”, disse. A programação contou com a participação de profissionais experientes e reconhecidos nacionalmente, proporcionando uma visão atualizada e abrangente dos temas mais relevantes em SST.
O primeiro painel foi “Atualizações da NR01 com os Riscos Psicossociais”, ministrado por Antônio Carlos Ribeiro Filho, auditor fiscal do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho de Juiz de Fora. Em seguida, o médico do Trabalho líder Marcelo Gomes Ferraz e a nutricionista Samira Paixão Lenk, ambos do SESI SST JF, falaram sobre “Promoção à Saúde na Medicina do Trabalho.
“Investimentos em Saúde e Segurança na redução e controle do FAP”, foi o tema apresentado por Gustavo Nicolai, médico do Trabalho, CEO – diretor técnico na Gustavo Nicolai – Consultoria e Treinamento em SST. Já Patrícia Ladeira Chinelato, fonoaudióloga do Trabalho do SESI SST JF, falou sobre “Fatores Críticos que influenciam no desempenho da atenuação da proteção Auditiva – Programa de Conservação Auditiva – SESI”.
Foi apresentado ainda o painel “Acessibilidade e Ergonomia, ambiente de trabalho acessível e seguro”, ministrado por Thais Altomar, jornalista, especialista em inclusão e pessoas com deficiência, consultora em acessibilidade, superação e mercado de trabalho. E finalizando o evento, foi realizada a apresentação do Programa de Ergonomia “SESI MAIS ACESSO”, com Marcos Arruda, ergonomista SESI SST JF.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG