A presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Juiz de Fora (SIA-JF), Flávia Gonzaga Costa, foi uma das convidadas do evento “Jornadas Inspiradoras”, que celebrou o Dia do Empreendedorismo Feminino em Juiz de Fora. O encontro, realizado em 19 de novembro, foi promovido pela Associação Comercial de Juiz de Fora (ACEJF), por meio da Câmara da Mulher Empreendedora, e pelos grupos Só Delas e Cooperativa Empreendedora, visando fortalecer o protagonismo feminino no mercado e inspirar novas trajetórias. A iniciativa, que aconteceu na sede da ACEJF, contou com palestras inspiradoras de empresárias de Juiz de Fora, abordando suas histórias de superação e sucesso; momentos de networking e exposição de produtos e serviços de empreendedoras locais.
A ideia deste evento especial foi comemorar as conquistas das mulheres empreendedoras em Juiz de Fora, exatamente no dia em que é celebrado o Dia do Empreendedorismo Feminino, uma data criada pela ONU em 2014 para reconhecer e valorizar a contribuição das mulheres no mundo dos negócios. A mesa de convidadas reuniu grandes empresárias da cidade, cada uma referência em seu setor. Flávia Gonzaga, líder da empresa Condimentos Portuense, é presidente do SIA-JF e do Centro Industrial de Juiz de Fora, onde é a primeira mulher a ocupar o cargo em quase 100 anos.
Além dela, também participaram Glória Quina, gestora da HD Embalagens, uma das principais empresas de embalagens de papel e papelão da região, conhecida por seu compromisso com a inovação e sustentabilidade; e Denise Rezende, presidente da Câmara da Mulher Empreendedora, que promove igualdade de gênero nos negócios e capacitação de mulheres para cargos de liderança e representatividade política. A mesa foi mediada pela jornalista Carolina Limma, líder do grupo Só Delas, juntamente com Rita Ferreira.
Com mais de 40 anos no mercado, a empresa Condimentos Portuense cresceu sob a gestão de Flávia Gonzaga, que assumiu os negócios da família após um momento de crise pessoal. Ela aprendeu cedo o valor do trabalho em equipe e do associativismo, liderando iniciativas que fomentam o empreendedorismo e a presença feminina em entidades empresariais. Flávia acredita que as mulheres trazem uma nova perspectiva para os negócios: “Não precisamos gritar para sermos ouvidas, mas ser estratégicas e mostrar nossa competência.”
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG
Colaboração: ACEJF