Em 2024, o Governo Federal implementou a nova versão do programa Brasil Mais Produtivo. Com o foco na produtividade e na transformação digital para MPMEs do Brasil, a meta é impactar até 200 mil empresas industriais por meio das plataformas do programa e realizar mais de 90 mil atendimentos a micro, pequenas e médias empresas do setor.
Em Uberlândia, o SENAI é responsável pelos atendimentos aos MPMEs da indústria. Esta modalidade do programa é direcionada a empresas industriais, dentro da estratégia de otimização de processos industriais, a partir de consultorias e aperfeiçoamento profissional em manufatura enxuta e eficiência energética. Caso selecionada, a empresa pode garantir uma melhoria de no mínimo 10% em eficiência energética e 20% em produtividade, o que reforça o compromisso do SENAI com a qualidade dos processos e garante a elevação da indústria local.
De acordo com supervisora técnica, Inara Santos, o SENAI atua como parceiro direto da indústria, fomentado a produtividade das micro e pequenas empresas. ”As consultorias são 100% presenciais e totalmente gratuitas a fim de aumentar a produtividade das empresas selecionadas. A equipe do SENAI entra com toda a orientação técnica e os resultados alcançados tem sido muito gratificantes.”
Mariana Aparecida de Araújo, diretora da “Casa do Salgado”, empresa atendida pelo Brasil Mais produtivo, destacou o profissionalismo do SENAI nas consultorias realizadas e o aumento de produtividade alcançado. “Foi um grande ganho para nossa empresa. Nosso maior desafio era aumentar a produtividade com o equipamento atual bem como a equipe, porque é um desafio para todo empreendedor contratar pessoas novas hoje em dia, e deu certo, eles conseguiram nos orientar de uma maneira muito profissional e aumentamos a produtividade.”
Mariana ainda frisou que a equipe do SENAI trouxe uma visão “360” para a empresa e que este olhar fez toda a diferença no processo já que no dia a dia nem sempre o empresário consegue fazer essa análise do todo.
O também empresário Luciano Ferreira, da Tecsteel Estruturas Metálicas, contou que o projeto foi muito importante em especial no acesso a dados de produção na indústria. “Nós participamos do Brasil Mais Produtivo com o Lean Manufacturing, e desta forma, nós vimos a necessidade de termos mais acessos claros aos dados da produção. E isso foi sendo implementado através de planilhas com informações específicas para que a geração destas informações ganhasse mais transparência. A partir disso, nós tivemos uma série de benefícios como a possibilidade dos diretores e outros colaboradores terem acessos a esses dados, e assim, podermos elaborar planos de ações assertivos dentro da empresa quando necessário. Foi muito positivo!”
Em 2024 o Brasil Mais Produtivo atendeu através do SENAI 32 empresas como Padaria Babuska, Kantine Gastronomia, Globo EPI, Park Máquinas Agrícolas, Sua Fábrica entre outras; e as vagas continuam abertas para qualquer empresa, desde que ela possua no mínimo 5 funcionários e uma Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) industrial.
Para participar basta se cadastrar no formulário disponível nas redes sociais do SENAI Uberlândia e da FIEMG Regional Vale do Paranaíba. Depois do cadastro, a equipe do SENAI realiza uma triagem e seleciona a empresa que possui características que atendem aos requisitos do programa. O novo Brasil Mais Produtivo é uma parceria entre SENAI, SEBRAE, EMBRAPII, Finep, BNDES, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Governo Federal.