Foi realizada na manhã de ontem (13) na sede da ACIA, Associação Comercial e Industrial de Araguari, uma reunião com os principais representantes da classe produtiva do município a fim de discutir temas importantes que tocam a realidade do empresário araguarino.
Com este objetivo, a Associação citada convidou o secretário de desenvolvimento municipal, Antônio Carlos Antoniete Júnior, para compartilhar informações sobre o Aeroporto Municipal de Araguari.Segundo Leonardo de Melo, presidente da ACIA e responsável pelo convite, a presença do secretário na reunião foi muito importante e trouxe esclarecimentos técnicos em relação ao projeto do aeroporto.
“O aeroporto hoje está interditado, mas vale lembrar que nosso objetivo é atender a avião civil e vôos particulares, já que nós somos muito bem atendidos pelo aeroporto de Uberlândia que está a 29 km de Araguari. Com isso, o secretário Antoniete veio nos esclarecer que a prefeitura contratou uma empresa terceirizada a fim de elaborar o projeto para posterior aprovação e realização das adequações, porém esta empresa está com dificuldades na tramitagem da aprovação final e de acordo com o secretário que esteve em Brasília recentemente, a demanda está em andamento.”
Ainda segundo Melo, a necessidade de ativação do aeroporto de Araguari se dá também pelo fato da avião civil estar sendo mal atendida no período atual. “São taxas caras para pousos e decolagens, e os aluguéis são caros também para o uso dos hangares. Então este movimento da ACIA em conjunto com as outras entidades como a FIEMG, é que a prefeitura contineu atuando em prol desta demanda específica pelo bem do cidadão e empresário de Araguari.”
A estrutura do aeroporto possui pista de 1500m e mais de 600 mil m2 em extensão total.
Para o diretor da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Mauro Cunha, que representou a Federação na reunião, as tratativas sobre a atuação do aeroporto em Araguari impactam diretamente na rotina não somente dos empresários bem como da economia local. “Araguari hoje vive um momento de presença intensa de indústrias, colaboradores e cargas. A estrutura do aeroporto estando disponível, só vem a somar com o desenvolvimento cada vez maior em nossa cidade.”
A ACIA através de seu referido presidente ainda destacou que a prefeitura municipal espera utilizar o aeroporto citado após a liberação par transporte de cargas em parceria com plataformas de market place como a Mercado Pago.
Além da temática do aerporto, a reunião tratou também de assuntos de interesse do empresário local, como a gestão de água e energia da cidade, projeto de incentivo ao turismo, a utilização do Mercado Municipal, além do novo distrito industrial da cidade para abrigar mais indústrias em território araguarino.