Foi lançado ontem (18) na sede da ACIUB (Associação Comercial e Industrial de Uberlândia), o projeto EMOV: Elas em Movimento. A iniciativa tem apoio do SEBRAE e de acordo com a assessoria de comunicação da entidade, tem como objetivo unificar o trabalho dos grupos de empreendedoras femininas da cidade e região e criar um ambiente mais inclusivo e colaborativo. A ideia é fortalecer o papel das mulheres no empreendedorismo, fomentando um ecossistema de inovação e crescimento.
A presidente do Sindivestu (Sind. Ind. Vestuário de Uberlândia), Alessiane Batoni, participou do evento representando a FIEMG Regional Vale do Paranaíba e também pelo fato de ser a única presidente de sindicato empresarial mulher na Regional citada. Segundo Alessiane, é muito importante que as mulheres empreendam, se desenvolvam e atinjam cada vez mais posições de liderança.
“É muito importante para nós mulheres que sigamos unidas e buscando cada vez mais representatividade nas lideranças. São muitos os fatores na vida da mulher que podem interferir no desenvolvimento profissional, por isso é tão necessário esta clareza de onde queremos chegar e principalmente ter apoio para isso. É o que eu sempre falo no sindicato e na FIEMG, nós precisamos estar unidas, pensar e agir no coletivo. Uma frase que a Luciene (Souza) destacou ser a frase âncora do EMOV me marcou muito, que é a seguinte: ‘Conectar e juntar para transformar’. É nisso que eu acredito.”
A diretora do Sindivestu e empreendedora, Lusmeire Maia, também marcou presença no lançamento do EMOV.
Empreendedorismo Feminino
Um levantamento do Sebrae Minas, com base em dados da Receita Federal, revelou que do total de 1,9 milhão de pequenos negócios ativos no estado, 40,96% são liderados por mulheres. Minas Gerais ocupa o segundo lugar entre os estados em número absoluto de pequenas empresas comandadas por mulheres, atrás apenas de São Paulo. A faixa etária predominante entre as empreendedoras mineiras é de 31 a 40 anos. O setor de Serviços concentra o maior número de empresas lideradas por mulheres no estado, com mais de 400 mil empreendimentos. O Comércio está em segundo lugar, com 261 mil empresas com mulheres à frente dos negócios.
(Texto em colaboração com informações compartilhadas pela agência de notícias do SEBRAE MG)