Na noite desta quinta-feira, (02), foi realizado o lançamento do Programa de Eficiência Hídrica (PEFIH) no auditório da FIEMG Regional Vale do Paranaíba. O PEFIH é uma parceria ACIUB Al-Invest Verde, Sebrae, FIEMG Regional e Senai Uberlândia, com o apoio Sindtur, Abrasel Triângulo Mineiro, Ministério Público de Minas Gerais, Sindipan e DMAE.
O programa irá atender 50 micro e pequenas empresas em 2024, o dobro da quantidade atendida em 2023. Para participar, é preciso estar cadastrado no formulário elaborado pela equipe do SENAI Uberlândia. O objetivo do PEFIH é reduzir o impacto ambiental que os efluentes não domésticos possuem na parte hídrica do município. Pensando nisso, serão selecionadas empresas dos setores de Comércio e Serviço, que terão a oportunidade de trabalhar na melhoria ambiental dos empreendimentos.
A execução do programa é um iniciativa que veio para apoiar os empresários uberlandenses, como reforçou o Presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, José Alves. “Foi gratificante realizar a abertura deste projeto na Regional Vale do Paranaíba. Nós estamos renovando o PEFIH porque queremos que as empresas da cidade se adequem à legislação ambiental do município. É muito importante para uma empresa, seja ela indústria ou não, estar regularizada com os órgãos focados no meio ambiente, porque demonstra interesse nesta causa tão importante que está em destaque em todos os setores.”, afirmou.
O painel sobre Eficiência Hídrica foi executado pelo Analista de Negócios do SEBRAE MG, Eduardo Ramos, o Gerente do SENAI Uberlândia, Rogério Franco, o Gerente de Operações de Tratamento do DMAE, Marcelo Costa e o Presidente da Abrasel no Triângulo Mineiro, Fábio Bertolucci.
Durante o lançamento, ainda estavam presentes o Presidente da ACIUB, Fábio Túlio Felippe, representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Uberlândia, assim como grandes indústrias da região, como BAT e Start Química.
O PEFIH é uma realização FIEMG, Sebrae e Aciub, com execução do SENAI Uberlândia. O programa ainda conta com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais, Dmae, Abrasel e Sindtur de Uberlândia.