A presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Mariângela Miranda Marcon, participou, no dia 15 de abril, do evento de apresentação da primeira startup social da Paraibuna Embalagens. Realizado na sede da empresa em Juiz de Fora, o encontro reuniu representantes das fábricas de Minas Gerais e Rio de Janeiro, autoridades públicas, lideranças empresariais e institucionais e profissionais da imprensa e do setor de papel e papelão.
A iniciativa, que leva o nome de “Embalando Bem Rumo à Liberdade”, é resultado de uma parceria entre a empresa e a Penitenciária José Edson Cavalieri, localizada no bairro Linhares, em Juiz de Fora. O projeto tem como propósito promover a capacitação e a ressocialização de mulheres em cumprimento de pena, por meio da produção de sacolas e sacos de papel reciclado — um produto sustentável, alinhado à crescente demanda do mercado por soluções ambientalmente responsáveis.
Atualmente, seis mulheres estão envolvidas na produção, que ocorre em um galpão reformado pela Paraibuna Embalagens dentro da unidade prisional feminina. Além da remuneração mensal, as internas têm direito à remissão de pena, com a redução de um dia a cada três dias trabalhados. A jornada segue o regime de trabalho regular, das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço. A estrutura do espaço, a formação das mulheres e a operação do projeto são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, que inclui profissionais da área social, ambiental e de gestão industrial.
A superintendente da Paraibuna Embalagens, Rachel Marques, abriu o evento destacando que a iniciativa representa não apenas uma nova frente de negócios para a empresa, mas também uma oportunidade de promover transformação social por meio do trabalho. “Está sendo uma experiência única e transformadora para todos nós que estamos envolvidos no projeto”, afirmou.
Emocionante e sensível, o vídeo institucional exibido durante o encontro apresentou relatos das mulheres que participam do projeto, revelando os impactos positivos da atividade produtiva em suas rotinas, autoestima e perspectiva de futuro. Para muitas, esta é a primeira oportunidade de aprendizado técnico e de reconhecimento por suas capacidades.
A subdiretora de Humanização do Atendimento da Penitenciária José Edson Cavalieri, Sibely Cristina Pereira da Silva, também participou do evento e reforçou a relevância da iniciativa: “A condição de privação de liberdade não é definitiva. Essas mulheres retornarão ao convívio social, e é essencial que estejam preparadas, com autoestima fortalecida e com a possibilidade de recomeçarem suas vidas”, disse. O projeto também contou com a dedicação da equipe interna da empresa, que atuaram diretamente na implantação da estrutura de produção e no relacionamento com as internas, garantindo o sucesso da implantação.
Além de promover impacto social, o EmbalandO Bem responde a uma demanda do mercado por embalagens sustentáveis. Segundo o gerente comercial da Paraibuna, Mário Henrique, a startup surge como parte da estratégia de diversificação da empresa, alinhando-se aos princípios da economia circular e ao aproveitamento integral de sobras do processo produtivo do papel reciclado. Já o fundador e membro do Conselho de Administração da Paraibuna Embalagens, Heitor Villela, destacou o DNA da empresa como uma indústria recicladora comprometida com a sustentabilidade em suas múltiplas dimensões: ambiental, social e econômica.
Durante sua fala, a presidente Mariângela Marcon ressaltou a relevância da iniciativa, que representa um importante modelo de atuação social por parte do setor industrial: “Esta é uma ação a ser multiplicada. Tenho muito orgulho em ver o que está sendo feito aqui, com grande impacto econômico, social e ambiental. O projeto trabalha a questão da logística reversa, aliada à inclusão e à preocupação com o futuro dessas mulheres. É gratificante ver o setor industrial contribuindo ativamente para uma sociedade mais justa e sustentável. A FIEMG tem buscado incentivar e reconhecer projetos que unam inovação, responsabilidade social e compromisso com o meio ambiente, e esta ação é um grande exemplo disso”, afirmou Mariângela Marcon.
Ao final, os convidados participaram de um café de confraternização e foram guiados por uma visita à fábrica, onde puderam conhecer os novos equipamentos voltados à produção de papel 100% reciclado, reciclável e biodegradável.
Imprensa FIEMG