A FIEMG Regional Zona da Mata realizou em sua sede, no dia 19 de março, o treinamento presencial “Reforma Tributária – 1ª Regulamentação LC 214/2025”. Com as novas diretrizes da Reforma Tributária, o curso teve como objetivo capacitar os participantes sobre as principais mudanças e seus impactos para empresas e profissionais da área fiscal. O treinamento ofereceu conhecimento técnico e prático sobre os novos tributos, a transição do sistema atual e as adequações necessárias para o cumprimento da nova legislação.
A Reforma Tributária é uma das mudanças mais impactantes no cenário econômico brasileiro nos últimos anos. Com a Lei Complementar 214/2025, que regulamenta a primeira fase da reforma, novas regras para tributação, arrecadação e obrigações acessórias começam a ser implementadas, exigindo adaptação por parte das empresas e profissionais da área. A capacitação foi voltada para gestores empresariai e tributários, contadores, advogados, estudantes e demais interessados no assunto.
O treinamento, com carga horária de 4 horas/aula, teve como instrutor o professor Tyrone Canuto, especialista em legislação do ICMS, pós-graduado em Direito Tributário e MBA em Gestão Tributária pela USP. Durante a capacitação, foram abordados temas essenciais como: Panorama do sistema tributária atual; Principais mudanças trazidas pela Reforma Tributária; Instituição do IVA: Tributos criados e extintos; Normas gerais do IBS, CBS e IS; Identificação dos serviços sujeitos ao IVA; Regras para apuração de débitos e créditos tributários; Split Payment: funcionamento prático; Regimes diferenciados do IBS e CBS; Planejamento tributário e novas obrigações acessórias; Período de transição e saldos de créditos de ICMS, PIS e COFINS; e Ações imediatas para contribuintes e contabilidades.
Tyrone Canuto destaca que ficou evidente o interesse dos participantes pelo tema. “Estamos lidando com um ‘novo sistema tributário’ que impactará todas as empresas do Brasil. Além disso, demandará reformulações significativas na estrutura de departamentos dos escritórios de contabilidade. A Reforma Tributária não é uma mudança planejada para o futuro, ela já está em vigor. Estamos a apenas nove meses do prazo para o primeiro pagamento no novo sistema. Por isso, a atualização é absolutamente indispensável”, disse.
De acordo com o analista em Relações Empresariais da FIEMG Regional ZM, Gilmar Peixoto, com uma abordagem técnica e prática, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre os novos tributos e suas aplicações no dia a dia empresarial. “A Reforma Tributária impacta diretamente a rotina das empresas, e treinamentos como esse são fundamentais para uma adaptação segura e eficiente ao novo cenário fiscal”, disse.
Devido à grande procura e ao sucesso do evento, a FIEMG Regional Zona da Mata anunciou a abertura de uma turma extra, que será realizada no dia 26 de março, na sede da entidade. “A nova edição visa atender os interessados que não conseguiram participar da primeira turma, garantindo mais uma oportunidade para a capacitação e atualização profissional”, ressalta Gilmar Peixoto.
.
Turma Extra – Informações Gerais:
Data: 26 de março de 2025
Horário: 8h30 às 12h30
Local: FIEMG Regional Zona da Mata – Juiz de Fora/MG
Investimento:
– R$ 260,00 para associados aos Sindicatos filiados à FIEMG
– R$ 290,00 para demais interessados
✔ Incluso material didático digital
✔ Incluso Certificado de Participação FIEMG (digital)
✔ Incluso coffee-break
.
Mais informações e inscrições: FIEMG Regional Zona da Mata
📩 E-mail: gpeixoto@fiemg.com.br
📞 Telefone: (32) 3692-8237
Clique AQUI, garanta sua vaga e esteja preparado para as mudanças tributárias que impactarão sua empresa!
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG