Após o sucesso de 2023, o evento “Dia da Inovação: conexão educação-indústria” voltou para a sua segunda edição, desta vez com foco na aplicação de conhecimento acadêmico no setor industrial. A ideia era fortalecer a conexão entre estes atores e criar um momento de troca de experiências, desafios e perspectivas, estimulando o desenvolvimento de soluções inovadoras. O evento, que celebrou o Dia da Inovação, teve entrada gratuita e aconteceu no Espaço Conectar do Moinho, em Juiz de Fora, no dia 17 de outubro. Foi resultado de uma parceria entre Moinho, FIEMG Regional Zona da Mata, SENAI Juiz de Fora, IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora, Centro Industrial e Associação das Empresas do Distrito Industrial.
A programação incluiu a Expo Tech, mostra interativa de empresas e projetos da área de inovação e tecnologia; palestras voltadas para estudantes; workshops de processo produtivo Indústria 4.0 e apresentação de cases sobre inovação no setor industrial. O SENAI CIDT Luiz Adelar Scheuer, de Juiz de Fora, ministrou dois workshops: “Aumento da eficiência do processo produtivo: Metodologia Lean Manufacturing”, com o analista de tecnologia Vitor Hugo Leite Machado; e “Jornada de transformação digital – Indústria 4.0”, com Carlos Henrique Teixeira Monteiro, também analista de tecnologia.
Além destes workshops, os analistas de tecnologia do SENAI JF, Carlos Henrique Teixeira Monteiro e Marlon Pasqualini Faza, e o supervisor de tecnologia industrial Jeovane de Souza Martins realizaram o painel “Integração entre passado e futuro: Como navegar na revolução das tecnologias 4.0 para indústria”. O SENAI JF ainda marcou presença no Balcão “Soluções em serviços de inovação e tecnologia para indústria”, com o analista de tecnologia Francisco Jaime da Silva e o diretor das unidades SENAI de Juiz de Fora, André Fonseca Pimentel. E a unidade expôs também sua planta da Indústria 4.0, uma clara demonstração de como a inovação tecnológica pode transformar o setor produtivo.
O evento representou um ambiente de aproximação entre a academia, empresa e sociedade, intensificando a importância de se praticar a transferência de tecnologia e a cooperação técnica entre as instituições educacionais e o setor privado, auxiliando as empresas a modernizarem seus processos e produtos. A partir desta troca entre o conhecimento prático e o acadêmico será possível, ainda, o desenvolvimento de novas pesquisas e soluções tecnológicas que atendam às necessidades gerenciais e operacionais reais do setor produtivo, favorecendo o crescimento da economia local.
Dia Nacional da Inovação
O Dia Nacional da Inovação foi instituído em homenagem ao feito do aeronauta e inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, que realizou em 19 de outubro de 1901 um voo com o dirigível N-6 em torno da Torre Eiffel, em Paris, que o faria vencer o prêmio Deutsch e se tornar um dos maiores inventores brasileiros.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG