A Escola Sesi Professora Quita Guimarães, inaugurada em fevereiro deste ano em Montes Claros, acaba de lançar seu projeto de robótica, com a criação da equipe Pequibrick, formada por alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II.
Companheiros de aventura, amigos e sonhadores, os integrantes da Pequibrick compartilham uma paixão pela tecnologia e inovação. Juntos, eles exploram, criam e aprendem, desenvolvendo habilidades em programação, engenharia e resolução de problemas, sob a orientação dos professores Bruno Oliveira e Bárbara Poliana Silva.
A Pequibrick trabalha em equipe para desenvolver projetos robóticos que impressionam, participar de competições regionais e nacionais e compartilhar conhecimento com a comunidade através de workshops e apresentações. A equipe é formada pelos estudantes: Luis Filipe Correa Miranda, Arthur Ferreira da Silva, Rafael Mendes Maia, Alexandre Almeida Silveira, Júlio César Rabelo e Davi Oliveira Barbosa.
A equipe estará nos dias 29 e 30 de novembro, em Belo Horizonte, representando a Escola SESI de Montes Claros no Torneio de Robótica – First Lego League promovido em parceria com o SESI pela First A First-For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology, uma organização americana com foco em jovens que opera internacionalmente diversas competições de robótica.
A robótica é uma disciplina fascinante que tem conquistado espaço importante na Educação. Ela promove inúmeros benefícios para os estudantes, combinando conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), e proporcionando uma abordagem prática e interativa de aprendizado. A disciplina desenvolve habilidades, desperta o interesse pela tecnologia, estimula a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, colaboração, pensamento crítico, flexibilidade, empatia e inteligência emocional. A metodologia combina teoria e prática, potencializando as habilidades STEAM (mão na massa).
De acordo com a diretora da Escola SESI de Montes Claros, Melissa Sales Santos e Santos, uma das vantagens da introdução da robótica nesse nível de ensino é a promoção do pensamento crítico e da resolução de problemas. “Os alunos são desafiados a projetar, programar e construir robôs, o que estimula a criatividade e o raciocínio lógico. Além disso, eles aprendem a trabalhar em equipe, aperfeiçoando suas habilidades de comunicação e colaboração”, disse ela.