Comunidades rurais dos municípios de Divinópolis, Carmo do Cajuru, Martinho Campos, Pompéu, Cláudio e Resende Costa, foram selecionadas através de edital para implantação do Sistema individual de esgotamento sanitário. Na tarde da última quarta-feira (21), em Branquinhos, zona rural de Divinópolis que será contemplada com a iniciativa, aconteceu a primeira reunião para apresentação do projeto. O analista Ambiental da FIEMG Regional Centro-Oeste e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH do Rio Pará), Túlio de Sá, participou do encontro.
Ao todo, 34 comunidades se inscreveram no edital, 33 estavam aptas e, após o estudo de critérios, requisitos e pontuação, foram selecionadas 7. Serão 50 unidades de sistema de esgotamento individuais para cada comunidade, totalizando 350 sistemas.
O projeto será desenvolvido através de consultoria externa contratada que realizará visitas para verificar adesão e escolher a melhor metodologia. Em dezembro desse ano serão apresentados os projetos e a execução está prevista para o primeiro semestre de 2025.
De acordo com o analista ambiental da FIEMG Regional Centro-Oeste, a iniciativa comprova a importância da arrecadação pelo uso da água. “O projeto de implementação dos sistemas individuais de esgotamento sanitário é uma realidade em função da cobrança que os usuários pagam anualmente referente à outorga. Essa é uma das alternativas de retorno que se é dado para a sociedade, os valores são revertidos para o bem da Bacia Hidrográfica”, enfatizou Túlio de Sá.