O objetivo foi conhecer as boas práticas para serem adotadas
Foram três dias de muito conhecimento com intensas visitas e reuniões. De 16 a 19 de junho, uma comitiva de Patos de Minas e Belo Horizonte, composta por 24 pessoas, foi a Joinville conhecer o trabalho de marca da cidade catarinense. A Missão do Place Branding de Patos de Minas foi uma realização da ADESP e do SEBRAE e teve por objetivo apresentar os desafios e os projetos que foram implementados por Joinville.
A primeira reunião foi com o Secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, que falou sobre as etapas superadas do projeto de Place Branding de Joinville: construção do mapa de valor; mapeamento das estratégias de mercado e de destino; e entrega do conceito visual e verbal da marca. Destacou o apoio financeiro da Prefeitura às ações de incentivo ao Turismo, com a celebração de convênio para a destinação de recursos públicos.
O projeto é conduzido pelo Convention & Visitors Bureau e houve reunião com o presidente Giuliano Melo e a visita também ao Expoville. No desenvolvimento do Place Branding, percebeu-se que Joinville é muitas cidades em uma; com vocações diversas e foram definidos quatro eixos principais: Cidade de Valor; Cidade de Cultura; Cidade de Experiências; e Cidade de Inovação. Cada um desses eixos foi contemplado no roteiro de visitas programado para a Missão.
Eixo Cidade de Inovação: visita ao Perini Business Park, o maior parque empresarial multissetorial da América Latina. Conheceram o Ágora Tech Park, que abriga empresas, startups e instituições que buscam o constante aperfeiçoamento do ambiente de negócios, apoiados na economia criativa, na tecnologia e na inovação colaborativa. Foram visitados ainda os espaços: Join.valle (que promove a inovação e o empreendedorismo como vetores de desenvolvimento econômico social) e a Softville (que direciona ações, eventos, projetos e programas para apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas de tecnologia, com o objetivo de desenvolver e alavancar negócios inovadores).
Eixo Cidade de Experiências: Visita à Cervejaria GutBrau com a apresentação da nova Rota Cervejeira de Joinville e outras iniciativas do turismo e, ainda, ao Restaurante Rheinkeller, com culinária típica. Houve também a visita ao Parque Hemero – Jardim com Arte, uma iniciativa privada que permite um passeio por jardins floridos, capela e lago de carpas.
Eixo Cidade da Cultura: City Tour com visita à Catedral de Joinville, à Rua das Palmeiras, ao Museu Nacional da Imigração e Colonização, na identificada Trilha do Patrimônio. No Restaurante Rheinkeller, houve a apresentação do Grupo Folclórico Windmühle. Chamou muito a atenção o projeto do Musicarium Academia Filarmônica, com a apresentação pelo Maestro Sérgio Ogawa e jovens de 13 a 17 anos que integram a Orquestra Filarmônica Jovem de Joinville e que, possui uma agenda de espetáculos na Alemanha, Suíça e Holanda.
Eixo Cidade de Valor: um lugar que é bom para os seus cidadãos, que estimula o senso de pertencimento e o engajamento social, que valoriza a qualidade de vida e o bem-estar. Isso foi percebido nas visitas, no cuidado e limpeza da cidade, e na acolhida de empresários e cidadãos aos projetos de Joinville.
A analista do SEBRAE, Jéssica destacou que a proposta de se conhecer as boas-práticas de Place Branding de Joinville permitiu a cada um perceber pontos em que Patos de Minas está em nível equivalente; pontos em que está melhor e também aqueles em que precisa avançar. “Retornamos desta viagem com muita bagagem e com a compreensão de que estamos no caminho certo, em prol da nossa Patos de Minas”, comentou.
O presidente Vinícius de Paulo Melo – Barrinha, reforçou que a Missão foi uma oportunidade de se compartilhar momentos de negócios, numa experiência fantástica. Destacou a importância de todos continuarem engajados nos projetos de Patos de Minas. Segundo ele, novas reuniões serão promovidas no sentido de se definir estratégias para a implementação e monitoramento dos projetos da Marca de Patos de Minas.
Integraram a missão:
Pelo SEBRAE: as analistas da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Serviços Financeiros do Sebrae Minas, Andréa Tristão dos Anjos e Grazielle Cândida Cotta; a analista da Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Jéssica Viana Gonçalves e os consultores Marcos Fabrício Welge Gonçalves e Univaldo Coelho Cardoso.
Pela ADESP: Vinícius de Paula Melo (Presidente); Walter Ferreira Soares (Conselheiro) e Suelem Cristina de Freitas Mesquita (Coordenadora).
Pelas entidades, empresas parceiras e Poder Legislativo:
Breno Augusto de Sousa Teixeira – Gerente de Marketing na DanBred
Bertoni Túlio Porto de Matos – Diretor do Sindimetal
Carlos Eduardo Oliveira – Diretor da Destilaria Leblon e membro da Associação dos Alambiques do Cerrado Mineiro
Clarice Geralda Braga Lopes – Gerente de Marketing na Coopatos
Diego Leão das Neves Ramos – Gerente de Marketing na Suinco
Fernando Dias da Silva – Diretor do Colégio Universitário Unipam
Ghassan Ricardo Pablo Tawil – Diretor Executivo da Fepam – Fundação Educacional de Patos de Minas
Lucas Antônio Teixeira Silva – Auxiliar administrativo na empresa Dimensional
Maria Ângela Nunes Nogueira Martins – Analista de Comunicação da FIEMG Alto Paranaíba
Mariana Veloso Heitor Portugal – Produtora rural e Vice-presidente da Expocacer
Ralil Ahamad Khalil Ibrahim – Diretor do SindComércio Patos de Minas
Renato Borges Fernandes – Coordenador de Performance Corporativa no Sicoob Credipatos
Rodrigo Borges Brant Campos – Diretor do Sindhorb
Simara Gomes de Melo Porto – Presidente da Acipatos – Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas
Vitor Porto Fonseca Gonçalves – Vereador da Câmara Municipal de Patos de Minas
Wanderlei Rodrigues Resende – Vereador da Câmara Municipal de Patos de Minas