Durante a 6ª edição do Imersão Indústria, a Vale foi destaque em um painel exclusivo, no qual o diretor de Geotecnia da empresa, Geraldo Paes, apresentou iniciativas e estratégias que reforçam o compromisso da mineradora com a sustentabilidade a longo prazo.
As ações fazem parte do programa Vale 100, que tem como objetivo preparar a companhia para alcançar o seu centenário, alinhada às melhores práticas do mercado e pautada por inovação, responsabilidade ambiental e social.
Entre os destaques, Paes citou os investimentos em transição energética, com foco na produção de níquel e cobre — além do tradicional minério de ferro — e ressaltou a importância da usina solar instalada pela Vale no Norte de Minas Gerais como um exemplo do avanço na adoção de fontes renováveis.
O diretor também chamou atenção para o trabalho de preservação ambiental promovido pela companhia. “Em Carajás, na região amazônica, mineramos apenas 2% de uma área total de 800 mil hectares. Todo o restante é preservado”, afirmou. Segundo ele, essa atuação é um contraponto importante ao crescente desmatamento da região.
Outro exemplo de destaque foi o projeto de descaracterização de barragens de rejeitos, que já recebeu investimentos da ordem de R$ 5 bilhões. “Não há nada semelhante no mundo”, reforçou Paes.
Na área social, o diretor apresentou o Programa Partilhar, desenvolvido em parceria com fornecedores, que já destinou quase R$ 30 milhões a iniciativas de capacitação profissional e ações sociais em Minas Gerais.
Com 83 anos de história, a Vale aposta no seu DNA inovador para continuar evoluindo. A expectativa, segundo Paes, é que a empresa chegue aos 100 anos ainda mais sustentável, tecnológica e conectada com os desafios do futuro.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, SESI e SENAI e conta com o patrocínio master da Arcelor Mittal e Vale e apoio master do Sebrae MG. O evento tem também o patrocínio ouro da Herculano Mineração, Gerdau, Usiminas, do SICOOB CENTRAL CREDIMINAS, SICOOB CREDIFIEMG, Caixa Econômica Federal e Governo Federal. No patrocínio prata estão AngloGold Ashanti, Bemisa, CBMM, Copasa, J Mendes, Grupo Avante, Kinross e RHI Magnesita. O evento ainda conta com apoio da Federaminas, do Centro Universitário UNA, da Rede Minas e da Rádio Inconfidência.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG