Na tarde de 15 de setembro, durante o segundo dia do Minascon 2023, evento que acontece em Montes Claros, um riquíssimo debate sobre a relevância da formação técnica no setor da construção civil tomou conta do palco, promovendo um intercâmbio de experiências e conhecimentos entre profissionais de diferentes regiões.
O empresário Efthymios Panayotes Emmanuel Tsatsakis, sócio fundador da Panayotes Construtora, de Uberlândia, trouxe para o público um panorama da mão de obra na construção civil, destacando as nuances do setor tanto no Brasil quanto no exterior. Com mais de 40 anos de experiência, Panayotes sublinhou a crescente necessidade de mão de obra qualificada para acompanhar as inovações que têm marcado a indústria global da construção.
No mesmo fórum, Priscila Cangussu, gerente do SENAI Paulo de Tarso em Belo Horizonte, abordou as múltiplas oportunidades que o mercado tem a oferecer atualmente, bem como os desafios enfrentados para reter profissionais devidamente qualificados. A palestra trouxe insights importantes sobre industrialização, inovação e capacitação profissional, delineando o leque de oportunidades disponíveis para jovens que desejam construir uma carreira sólida no setor.
Veja abaixo as imagens desse painel sobre qualificação de mão de obra com Panayotes e Priscila Cangussu:
As tendências para o futuro da construção civil
Para discutir o futuro da construção civil e as tendências que têm despontado na área, o arquiteto Rodrigo Gonçalves, analista de tecnologia do SENAI Paulo de Tarso, apresentou inovações tecnológicas que prometem revolucionar os processos e aumentar a produtividade no setor.
A audiência, que contou com a presença de engenheiros, empresários e cerca de 60 estudantes do curso de edificações do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – campus Montes Claros, teve a oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula através das experiências compartilhadas pelos especialistas.
Cabriella Novello de Andrade, coordenadora do curso no IFNMG, destacou que a iniciativa proporciona aos estudantes um enriquecimento de conhecimento e apresenta um panorama real do mundo do trabalho, extrapolando as limitações de conteúdo apresentadas durante o curso técnico.
Durante as palestras, o IFNMG disponibilizou uma instrutora para traduzir simultaneamente as palestras para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo acessibilidade a um aluno com deficiência auditiva.
Dessa maneira, o Minascon 2023 reitera seu compromisso em fomentar debates produtivos e inclusivos, contribuindo para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho na indústria da construção civil.
Leia mais:
‘Minha Casa, Minha Vida’ é tema de discussão no Minascon
TOTVS exibe perspectivas da tecnologia no Minascon 2023
A importância do CREA-MG na geração de oportunidades
CODEMGE mostra os investimentos em infraestrutura para o setor
O Minascon é o principal evento da cadeia produtiva da construção civil em Minas Gerais, uma realização da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), com a iniciativa da Câmara da Indústria da Construção e dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) do Norte de Minas. Em sua 20ª edição, conta com o apoio master do SEBRAE Minas e os patrocínios ouro do CREA-MG e CODEMGE, patrocínio prata da TOTVS e apoio da Caixa Econômica Federal.
Veja abaixo o álbum de fotos da palestra sobre tendências para o futuro da construção civil:
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG