O Programa Autonomia e Renda Petrobras, fruto de uma parceria entre a Petrobras e a Firjan SENAI SESI, lançou, nesta terça-feira (10), o edital de vagas gratuitas com objetivo de qualificar profissionalmente e ampliar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em 2025, em Minas Gerais, serão oferecidas 80 vagas gratuitas, distribuídas em 4 turmas em unidades SESI e SENAI de Betim e Contagem.
No estado mineiro, os participantes poderão se candidatar em dois cursos de qualificação profissional: caldeireiro e montador de andaime, formas e escoramento. A duração varia de 4 a 7 meses.
Além da formação profissional, o Programa Autonomia e Renda Petrobras conta com uma carga horária de 60 horas/aula de oficinas de Desenvolvimento Humano (DH), que tem como finalidade fortalecer as competências sociais nos participantes, elevando seu potencial de empregabilidade.
Os pré-requisitos para o ingresso no programa são: ter mais de 18 anos, possuir a escolaridade mínima exigida por cada curso, ser morador das áreas de abrangência da Petrobras e estar em situação de vulnerabilidade social, conforme determinado pelo edital. A seleção dos candidatos e candidatas será realizada por meio de sorteio eletrônico.
Além da gratuidade nos cursos de formação profissional e das oficinas de DH, o Programa prevê a concessão de bolsas-auxílio de R$ 660 mensais aos participantes. E as mulheres com filhos de até 11 anos de idade completos receberão bolsa com valor diferenciado de R$ 858 mensais.
“Por meio desse programa, pretendemos ampliar as oportunidades de empregabilidade de pessoas que moram nas redondezas de nossas áreas de operação. Com acesso à qualificação técnica, elas estarão mais preparadas para concorrer às vagas disponibilizadas pelo setor”, afirma o gerente geral da Refinaria Gabriel Passos (REGAP), Edmilson Ferreira dos Santos.
Vale destacar que o público prioritário do programa são pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. Além das mulheres, pessoas transgêneros, transexuais e travestis, indígenas, quilombolas, pretos e pardos, refugiados e pessoas com deficiência.
“O Programa, como seu próprio nome sugere, tem como foco a inclusão social e o olhar para esses grupos minorizados. Junto à Petrobras, queremos proporcionar melhores condições de empregabilidade, de qualidade de vida e, consequentemente, autonomia financeira. O nosso objetivo é contribuir com as necessidades do setor de Energia e possibilitar que os participantes do Programa enxerguem oportunidades de trabalho em seus próprios territórios”, ressalta Eliane Damasceno, gerente de Responsabilidade Social da Firjan SESI.
O edital completo está disponível neste link. Clique aqui e confirma mais informações sobre o programa.
Imprensa FIEMG/FIRJAN