O Programa Autonomia e Renda Petrobras, que oferece cursos técnicos e de qualificação profissional gratuitos, teve suas inscrições prorrogadas até o dia 7 de janeiro em Minas Gerais. Ao todo serão oferecidas 20 vagas gratuitas com bolsa-auxílio, na unidade do SENAI de e Contagem.
O Programa é fruto de uma parceria entre a Petrobras, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o SENAI e o SESI e tem como objetivo qualificar profissionais para ingressarem na Indústria de Óleo e Gás e ampliar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Em Minas, os participantes poderão se candidatar no curso de qualificação profissional: caldeireiro. As aulas têm início em 10 de fevereiro e o curso completo tem duração de 6 meses.
Além da formação profissional, o Programa Autonomia e Renda Petrobras conta com uma carga horária de 60 horas/aula de oficinas de Desenvolvimento Humano (DH), que tem como finalidade fortalecer as competências sociais nos participantes, elevando seu potencial de empregabilidade.
Os pré-requisitos para o ingresso no programa são: ter mais de 18 anos, possuir a escolaridade mínima exigida por cada curso, ser morador das áreas de abrangência da Petrobras em Minas – área da Refinaria Gabriel Passos (Regap): Betim, Ibirité, Sarzedo e Contagem) e estar em situação de vulnerabilidade social, conforme determinado pelo edital. A seleção dos candidatos e candidatas será realizada por meio de sorteio eletrônico.
Além da gratuidade nos cursos de formação profissional e das oficinas de DH, o Programa prevê a concessão de bolsas-auxílio de R$ 660 mensais aos participantes. E as mulheres com filhos de até 11 anos de idade completos receberão bolsa com valor diferenciado de R$ 858 mensais.
O edital está disponível neste link. Clique aqui e confira mais informações sobre o programa.
Imprensa FIEMG/FIRJAN