O Centro Cultural SESIMINAS, em Belo Horizonte, recebeu no dia 27 de março um dos momentos mais estratégicos do WEFORUM – Fórum de Mulheres Empreendedoras: os Encontros de Negócios. Realizada durante a quarta edição do evento, reuniu 30 empresas brasileiras, lideradas por mulheres, em um total de 89 reuniões com 31 compradores internacionais, representando 15 países.
Com o objetivo de promover conexões comerciais e ampliar as oportunidades de internacionalização de negócios liderados por mulheres, os encontros fazem parte de uma iniciativa da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS (Women Business Alliance – WBA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a ApexBrasil.
A ação foi pensada especialmente para empresas dos setores de alimentos e bebidas, moda, cosméticos e fármacos, com foco em pequenas e médias indústrias que desejam conquistar novos mercados. A programação contemplou agendas virtuais com compradores internacionais, além de momentos presenciais de networking com delegações de países do BRICS e da América Latina, presentes no We Fórum. “Essa foi uma rodada de negócios feita por e para mulheres. Aproveitamos a realização da quarta edição do We Fórum para organizar uma agenda focada em mulheres empreendedoras, especialmente aquelas que estão à frente de pequenas e médias indústrias”, Rebecca Macedo, gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEMG (CIN), reforçando que a Federação mineira tem uma atenção especial à pauta da liderança feminina. “Há dados que mostram a importância de ampliar a presença de mulheres na gestão das empresas, e queremos ser parte ativa dessa transformação. Conectar essas empresárias a compradores internacionais é uma forma concreta de impulsionar seus negócios e dar visibilidade ao talento e à inovação feminina presentes em todo o estado de Minas e no Brasil.”
Além de ampliar mercados e aumentar as exportações, os encontros também buscam solidificar relações de confiança entre produtoras brasileiras e compradores internacionais, reforçando o papel das mulheres na economia global.
A CEO da Savre Brasil, Elisângela Ramos Baltazar, foi uma das participantes da rodada e compartilhou o impacto da experiência: “A Savre é uma marca de alfaiataria terapêutica, feita por mulheres e para mulheres, com uma cadeia 100% sustentável. Usamos tecidos certificados e tingimento com ervas de propriedades terapêuticas. Participar desse encontro foi uma oportunidade única de apresentar a Savre para o mundo, fazer negócios com o mundo. Tive uma reunião com uma empresária de Dubai e estamos negociando uma coleção cápsula para a loja dela. Como eu teria acesso a isso se não fosse por uma iniciativa como essa? É um networking de primeira. Vale muito a pena.”
Quem também saiu otimista do evento foi Camila Rodrigues, CEO da Sol Saboaria, empresa de Uberlândia especializada em sabonetes artesanais de argila e produtos para aromatização de ambientes: “É meu segundo ano participando do We Fórum e a experiência é sempre muito enriquecedora. Além do networking, os temas propostos nas palestras agregam muito. Essa rodada em especial tem uma expectativa muito grande, porque vou conversar com compradores da América do Sul, como da Colômbia. Tudo foi preparado para gerar negócios concretos”, ressaltou.
Camila também destacou a praticidade do modelo adotado pelo evento: “O formato online facilita muito. É mais econômico do que ir até o país do comprador, e a equipe de matchmaking já alinha previamente o interesse do comprador com nosso produto. Isso torna as vendas mais assertivas. Vir a Belo Horizonte para participar vale muito a pena.”
Tatiana Farah, gerente de promoção comercial e investimentos da CNI, reforça o caráter estratégico da iniciativa. “Essa rodada foi idealizada por mulheres que alcançaram o sucesso e queriam criar um espaço seguro para outras mulheres fazerem negócios. É uma ação que começou aqui no Brasil e se conecta a um movimento global que é o BRICS. Este ano, com o Brasil na presidência do bloco, aproveitamos para liderar também essa pauta com protagonismo feminino.”
Para Tatiana, trazer o evento a Belo Horizonte também foi uma escolha intencional. “Queremos mostrar que o Brasil não é só Rio ou São Paulo. Trouxemos o evento para BH porque aqui há um empresariado pujante e mulheres que brilham dentro e fora do país.”
Os encontros de negócios realizados em BH integram um conjunto de iniciativas do We Fórum, evento internacional que busca fortalecer a mentalidade empreendedora feminina por meio de debates, workshops, painéis e geração real de oportunidades.
Sobre o WEFORUM – Realizado nos dias 26 e 27 de abril, no Centro Cultural SESIMINAS, o WEFORUM é uma iniciativa que faz parte da agenda da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS (BRICS WBA), que realiza esse evento em parceria com o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Associação Comercial de São Paulo, Federaminas, CACB, FIEMG, FAEMG SENAR, IBREI, Sistema Fecomércio-MG, SEBRAE, Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Governo Federal; com o patrocínio do BDMG, BID, CODEMGE, CNT, NATURA, SABIN e SIGMA; e o apoio de Al Invest Verde, Beauty Fair, Brasilcham Sweden, CECIEX, Conselho da União Europeia, DC News, Diário do Comércio, Federaminas Mulher, Global Gateway, Infra Women Brazil, Invest Minas, Lady Diamond, MNPT Mulheres de Negócios, PNUD, WICCI, Rede CIN e Governo de Minas Gerais.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG