Representantes do setor de infraestrutura e do grupo EPR, concessionária que assumiu neste ano a gestão da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, participaram nesta quarta-feira (2/10) de um painel que debateu soluções para o trecho crítico da BR-040, entre o condomínio Alphaville, em Nova Lima, e Conselheiro Lafaiete. O evento aconteceu durante o Imersão Indústria, no Minascentro, em Belo Horizonte.
O painel contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, que abriu o debate falando sobre como a entidade pode auxiliar a iniciativa privada na viabilização das melhorias para o trecho a partir de uma demanda apresentada pelo setor de antecipação de algumas intervenções.
“Nosso objetivo é que algumas intervenções sejam antecipadas no planejamento da concessão e, para isso, temos que vencer dois gargalos. Um deles é o do licenciamento ambiental, que não envolve somente a Secretaria de Estado de Meio Ambiente porque a rodovia passa por outros estados e, no caso da concessão anterior, foi aprovado pelo Ibama, no âmbito do Governo Federal. Agora, como a concessão está toda em Minas, precisará ser feita a delegação para o Estado. Outro gargalo é financeiro, porque a concessão foi vencida prevendo que determinadas obras fossem feitas em determinados anos, e nós entendemos que esse planejamento não é suficiente. A gente entendeu que algumas intervenções estavam muito distantes e precisariam ser antecipadas. E aí é o momento em que a FIEMG vai entrar, juntamente com o setor mineral e empresas, para levantar recursos para viabilizar a antecipação”, explicou o presidente Flávio.
Ele destacou ainda que a BR-040 é um dos principais gargalos de Minas Gerais e, desde que a EPR assumiu a rodovia, viabilizou algumas reuniões com a FIEMG para receber os pleitos da indústria mineira. “Inclusive, já fez uma intervenção imediata no trevo de Moeda, após a nossa conversa, e que já melhorou muito a situação na região”, disse..
O painel teve mediação do presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), Luís Márcio, entidade que está no pleito por melhorias da BR-040 há muitos anos e que endossou as demandas apresentadas pelo presidente da FIEMG. “O Sindiextra está nisso não é de hoje e só precisávamos de um interlocutor, como hoje nós já temos. E a nossa ideia é compatibilizar o transporte de bens e pessoas no trecho, que precisa de algumas aplicações imediatas”, ressaltou.
Já o diretor presidente da EPR Via Mineira, Luciano Louzane, iniciou sua fala agradecendo às contribuições da FIEMG e do CREA-MG no debate sobre a BR-040, e destacou a importância da união de entidades para viabilizar a antecipação das obras. “Nós temos um desafio de antecipação e a FIEMG tem feito um trabalho conosco junto às secretarias buscando e destravando agendas e isso vai ajudar muito em nossas discussões, porque temos o trevo de Moeda, as pontas de Congonhas e uma série de situações em Conselheiro Lafaiete que requerem uma atenção especial”, ressaltou.
Ele destacou algumas das intervenções já realizadas pela concessionária, como no caso do Trevo de Moeda, e apresentou, em seguida, uma maquete eletrônica para ilustrar as mudanças pelas quais a rodovia deve passar nos próximos anos, a partir da duplicação de 164 quilômetros. Entre os destaques estão: 5 faixas de rodovia entre BH e o Alphaville; nova configuração do trevo de Moeda a partir da duplicação do trecho; remodelação da curva da Celinha; ampliação dos viadutos sobre a linha férrea em Congonhas; algumas marginais com ciclovias; e toda a duplicação contará com barreira de concreto no eixo.
“Nós entendemos que o problema não é o caminhão de minério na rodovia, mas a infraestrutura que realmente tem que ser adequada para receber esse caminhão juntamente com os veículos de passeio tirando os gargalos e garantindo não só a fluidez, mas também a segurança de quem trafega pela BR-040 e o escoamento da produção de Minas sentido Rio de Janeiro”, concluiu.
Também participaram do debate sobre soluções para a BR-040 o vice-presidente da FIEMG e presidente do Conselho de Infraestrutura da FIEMG, Emir Cadar; o gerente de Meio Ambiente na J. Mendes, Yash Rocha Maciel; e diretor de Planejamento, Gestão e Tecnologia do CREA-MG e perito oficial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Antônio Humberto de Almeida.
Desconto no pedágio
Ainda em sua fala, o diretor presidente da EPR Via Mineira, Luciano Louzane, destacou que além das intervenções na rodovia, a concessionária deve implantar outras inovações, tais como instalação de câmeras de segurança, sistemas de monitoramento e o desconto do usuário frequente. “Quem é usuário frequente da rodovia, a partir da segunda passagem, tem descontos progressivos, podendo chegar, no caso de Lafaiete, por exemplo, a 95% de desconto na 30ª passagem. E para quem tem o tag, principalmente caminhões e empresas, 5% de desconto só por ter o tag, e esse desconto do usuário frequente vale para o veículo de passeio”, anunciou.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, SESI e SENAI, com patrocínio máster da ArcelorMittal, Codemge, CNI e Vale; apoio máster do SEBRAE; patrocínio ouro da Herculano Mineração, Gerdau, Eletrobras, Schneider Eletric; patrocínio prata do Sicoob Credfiemg, Copasa, CBMM, Souza Cruz/BAT Brasil, USIMINAS e Nanum Nanotecnologia; e apoio do BDMG, Localiza, Bemisa, Sambatec, FAEMG e Fecomércio.
Veja mais fotos do Imersão Indústria e da palestra Soluções para o trecho crítico da BR 040 Alphaville/Lafaiete, clicando aqui
Thaís Mota
Imprensa FIEMG