Nesta sexta-feira (4/04), o Imersão Indústria debateu a relevância das certificações em ESG, com foco no impacto das práticas sustentáveis na reputação e competitividade das empresas. O painel, que abordou o papel das certificações no cenário atual, foi conduzido por especialistas do setor, incluindo representantes de grandes empresas mineiras.
Lívia Morais, analista de responsabilidade social e empresarial da FIEMG, iniciou a discussão apresentando o Selo Indústria Responsável, lançado pela federação no ano passado. O selo visa reconhecer as empresas com elevado nível de maturidade em práticas ESG e que contribuem positivamente para o meio ambiente. “Estamos vivendo um momento em que essa pauta é cada vez mais exigida por investidores, clientes e stakeholders. As certificações são fundamentais para demonstrar competitividade, transparência e, principalmente, para mitigar riscos”, ressaltou Lívia.
Em seguida, representantes de três empresas compartilharam suas experiências sobre a adoção de práticas ESG e a obtenção de certificações. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a mineradora AngloGold Ashanti e a indústria alimentícia Nuu destacaram suas ações e os benefícios conquistados através das certificações.
Luciana Barbosa, superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Copasa, falou sobre a trajetória de sustentabilidade da empresa, que teve início de forma estruturada em 2010 e resultou em vários reconhecimentos. Recentemente, a Copasa foi incluída na lista das 500 empresas do mundo que equilibram crescimento financeiro e sustentabilidade, publicada pela revista Time. Além disso, a empresa integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) e o Anuário Integridade ESG, além de ser certificada pela ISO 37301, norma que define requisitos para sistemas de gestão de compliance. Luciana enfatizou que essas certificações não apenas aumentam a competitividade, mas também abrem portas para novos financiamentos. “A validação externa das práticas sustentáveis é um diferencial e contribui para a mitigação de riscos, fortalecendo nossa reputação e facilitando o acesso a capital com condições mais favoráveis”, afirmou.
Fernando Cláudio, diretor de Comunicação, Comunidades e Relações Governamentais da AngloGold Ashanti, destacou o papel central dos relacionamentos com stakeholders e a importância das certificações como um indicador de credibilidade. “Uma empresa com um direcionamento claro e alinhada aos padrões internacionais cria um ambiente mais favorável para fortalecer seus relacionamentos”, comentou, destacando a longevidade da mineradora, com mais de 190 anos de atuação em Minas Gerais. A AngloGold Ashanti obteve diversas certificações, incluindo a ISO 14001 (gestão ambiental) e a ISO 45001 (segurança e saúde ocupacional). Além disso, a empresa foi a primeira do país a obter o Responsible Gold Certificate da London Bullion Market Association (LBMA), que atesta a produção de ouro responsável. “Essa certificação traz segurança tanto para nossos investidores quanto para os clientes que compram nosso ouro, garantindo que nossa operação é sustentável”, completou Fernando.
João Pedro Leroy, growth comercial da NUU Alimentos, compartilhou a trajetória da empresa, que foi fundada com pilares de sustentabilidade e alimentação regenerativa. A NUU Alimentos foi reconhecida pela ONU como uma das 50 empresas de impacto ambiental no setor de alimentos regenerativos e sua CEO, Rafaela Gontijo, foi eleita uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro pela revista Forbes. João Pedro destacou que as certificações não são apenas um reconhecimento, mas também uma forma de garantir vantagens competitivas. A empresa adota práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção, com destaque para o programa Regenera, que promove o reflorestamento do Cerrado, e a atuação na Amazônia para aumentar a competitividade da mandioca produzida na região. “Nossa missão é contribuir com a regeneração do meio ambiente, do solo ao prato”, afirmou. Além disso, a unidade fabril da empresa, localizada em Patos de Minas, é projetada para ser sustentável, utilizando energia 100% renovável, sendo carbono neutra e reaproveitando água da chuva.
Ainda durante o painel, a NUU Alimentos a primeira empresa mineira reconhecida com o Selo Indústria Responsável da FIEMG, criado no ano passado e que tem como objetivo avaliar e reconhecer as empresas com alto nível de maturidade em práticas ESG e que impactam positivamente o planeta. Leia mais sobre o Selo, clicando aqui.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, SESI e SENAI e conta com o patrocínio master da Arcelor Mittal e Vale e apoio master do Sebrae MG. O evento tem também o patrocínio ouro da Herculano Mineração, Gerdau, Usiminas, do SICOOB CENTRAL CREDIMINAS, SICOOB CREDIFIEMG, Caixa Econômica Federal e Governo Federal. No patrocínio prata estão AngloGold Ashanti, Bemisa, CBMM, Copasa, J Mendes, Grupo Avante, Kinross e RHI Magnesita. O evento ainda conta com apoio da Federaminas, do Centro Universitário UNA, da Rede Minas e da Rádio Inconfidência.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG