A FIEMG Regional Rio Doce e o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Governador Valadares (SINPAC-GV) estão desempenhando um papel fundamental no fortalecimento do setor de cafeterias da região. Em parceria com a Abrasel e o Sistema Faemg Senar, estão apoiando a realização das Oficinas de Barista, parte da programação do Circuito Café Abrasel.
As oficinas, que começam nesta sexta-feira, dia 4 de abril, são voltadas para a capacitação profissional de cerca de 30 profissionais do setor de cafeterias, incluindo proprietários e colaboradores associados à Abrasel e ao SINPAC. As aulas serão ministradas pelo renomado professor Pedro de Lima Pinto, técnico em cafeicultura e graduado em segurança alimentar, na Oficina de Panificação e Confeitaria do SENAI.
Pedro de Lima Pinto, que atua na área desde 2010, destaca a importância da capacitação profissional e do papel do barista na qualidade da bebida. “Nosso foco será apresentar toda a cadeia do café e a relevância do barista, que é a ponta final desse processo. Vamos demonstrar como a extração correta pode influenciar diretamente no sabor da bebida”, afirma.
O Circuito Café Abrasel teve sua abertura no último dia 31 de março, no auditório do Senac, com a participação de expositores produtores de cafés especiais, representando o programa Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Senar. A iniciativa proporcionou aos participantes uma experiência completa sobre o ciclo do café, desde o grão até a xícara.
Fred Paixão, presidente da Abrasel Regional Vale do Rio Doce, ressalta o crescimento constante do circuito e a importância das instituições de apoio. “O associado, ao participar do circuito, tem a oportunidade de buscar novos conhecimentos, como a oficina de barista gratuita, que vai proporcionar uma nova visão sobre as possibilidades de trabalhar com a bebida. A Abrasel Vale do Rio Doce se sente honrada em realizar um projeto dessa magnitude e ter ao seu lado parceiros tão importantes”, conclui.
A FIEMG Regional Rio Doce e o SINPAC-GV continuam a somar esforços para fortalecer o setor de cafeterias e panificação, proporcionando oportunidades de capacitação e crescimento para os profissionais da região.
“É com grande satisfação que vemos a realização das Oficinas de Barista, uma iniciativa que reforça nosso compromisso com a capacitação profissional e o desenvolvimento do setor de padarias em Governador Valadares. A parceria entre a FIEMG Regional Rio Doce, o SINPAC-GV, a Abrasel e o Sistema Faemg Senar é um exemplo claro de como a união de esforços pode gerar resultados significativos para nossa comunidade.
Acreditamos que investir na qualificação dos profissionais é essencial para elevar a qualidade dos serviços oferecidos e fortalecer a economia local. As oficinas de barista proporcionam uma oportunidade única para os participantes aprimorarem suas habilidades e adquirirem novos conhecimentos, contribuindo diretamente para a excelência na preparação do café, uma bebida tão apreciada por todos.
Estamos orgulhosos de apoiar este projeto e confiantes de que ele trará benefícios duradouros para os profissionais e empreendedores do setor de panificação. Continuaremos a trabalhar juntos para promover iniciativas que impulsionem o crescimento e a inovação em nossa região.”
Imprensa FIEMG