A Regional Norte da FIEMG em Montes Claros é uma das 10 regionais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais no interior do estado. Expandindo a atuação da FIEMG na região Norte de Minas, com abrangência em 84 municípios, e sob o comando do presidente Adauto Marques Batista, a Regional Norte busca fortalecer a cadeia produtiva local identificando as reais demandas das indústrias e buscando soluções que aumentem a competitividade do setor.
A unidade funciona em prédio próprio, juntamente com o SESI SST (Segurança e Saúde na Indústria), considerada a mais moderna de Minas, e, ao longo do ano de 2024, participou ativamente do desenvolvimento econômico de Montes Claros por meio de ações, cursos, programas e projetos oferecidos pela FIEMG. Destacando-se ai o trabalho do presidente Adauto Marques Batista, que, em consonância com o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, atraiu investimentos para toda a região e, com atração de indústrias farmacêuticas, fortaleceu o Polo Farmacêutico local, um dos mais importantes do País. Um trabalho que teve ação direta do presidente Marques, foi o anúncio da Novo Nordisk, fabricante de insulina, de investimentos de R$ 500 milhões para construir fábrica de enzimas em sua planta de Montes Claros, além de novos investimentos pela Eurofarma e Cristália.
Em março de 2024, a FIEMG presenteou Montes Claros com uma unidade da Escola SESI, cujo ensino está entre os melhores do Brasil e dos mais tecnológicos do mundo. Com a unidade do SENAI local, forma mão-de-obra para as indústrias e abre caminho no mercado de trabalho para os jovens.
Por meio da atuação do presidente Adauto Marques, a FIEMG participa de conselhos e grupos de fomento nacionais, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde é o representante da FIEMG na diretoria, e na SUDENE, onde é membro do Conselho de Desenvolvimento. Sempre defendendo os interesses da indústria e participando ativamente de ações estratégicas de desenvolvimento.
Sob o comando do dirigente, a Regional Norte realizou em 2024 importantes eventos que contribuíram para a divulgação e o fortalecimento da indústria local, como a Feira Conexão Indústria, realizada em agosto em parceria com o Simetron/Norte e o Sebrae-MG e que colocou frente-a-frente as demandas das indústrias com a oferta de produtos e serviços, e a Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros (FENICS) co-realizada com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços e Montes Claros (ACI), em setembro.
Ao longo do ano, a Regional Norte recebeu visita de grandes empresários nacionais, lideranças locais e representantes de entidades que buscaram informações e orientações sobre o que a cidade oferece em termos de incentivos fiscais, já que é integrante da área de abrangência da SUDENE em Minas Gerais.
Durante todo o ano, a FIEMG Regional Norte, através do seu presidente, manteve relação estreia com o Poder Público estadual e municipal, sempre buscando ações e estratégias para impulsionar o ambiente de negócios no município e a atração de investimentos. Várias ações também foram desenvolvidas visando expandir a atuação da FIEMG a outros municípios do Norte de Minas, com visitas semanais aos municípios da área de abrangência da Regional Norte, com destaque para o Polo de Lingerie e Moda Praia de Taiobeiras e o Polo de Confecções de Espinosa, criados graças às ações da FIEMG em parceria como o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Norte de Minas (Sindvest/Norte).
Adauto Marques destaca que Minas Gerais encerrou 2024 com resultados econômicos positivos, de acordo com o Balanço Anual 2024 e Perspectivas da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), apresentado no final do ano. “O Produto Interno Bruto (PIB) do estado cresceu 2,8% até o terceiro trimestre, com destaque para a indústria. O setor avançou 4,2%, sendo impulsionado pelos segmentos extrativo (6,3%), construção (8,9%) e energia e saneamento (7,5%), e o Norte de Minas, por meio da sua indústria e setor de serviços fortes contribuiu para isso”, pontua Marques.
De acordo com o presidente da FIEMG Regional Norte, os resultados positivos são também uma somatória das diversas ações e atuação que a Federação das Indústrias exerce no desenvolvimento do Estado, por meio de sua representatividade em toda Minas Gerais. “Aqui no Norte de Minas damos continuidade ao trabalho da FIEMG em defesa da indústria e por isso colhemos bons frutos em 2024. A nossa expectativa é que, para este ano, sob o comando firme do presidente Flávio, novos projetos sejam implementados com resultados ainda mais promissores, grandes conquistas alcançadas e novas oportunidades de negócios geradas. Vamos continuar atuando ainda para que as indústrias, aqui instaladas, se beneficiem cada vez mais dos incentivos da SUDENE, principalmente o reinvestimento do Imposto de Renda, que muitas se esquecem de utilizar”, finaliza Adauto Marques.
Rosangela Silveira
Imprensa Regional Norte FIEMG