Fábio Nudge, palestrante, escritor e especialista em tecnologia apresentou, durante palestra nesta quinta-feira (3/4), no primeiro dia do Imersão Indústria, algumas ferramentas da inteligência artificial (IA) e mostrou como elas impactam o dia a dia do cidadão e podem revolucionar os negócios. Por outro lado, Nudge levou o público que assistiu à apresentação a refletir sobre a importância da consciência na utilização desses dispositivos, tomando precauções.
A IA, conforme Fábio Nudge, é um caminho sem volta e faz parte da realidade do cidadão. É algo que ele chamou de “quarta revolução industrial” justamente por trazer uma série de mudanças importantes na forma de produzir, comunicar, fazer negócios e trabalhar nas mais diversas áreas
A IA preditiva, apontou ele, já é uma aliada de determinados profissionais nas tomadas de decisões e usada por grandes empresas, como as plataformas de streaming, para induzir consumidores a adotar determinados comportamentos. “A IA trouxe para o mundo a capacidade de criar coisas que não existem. Não só texto, mas imagem, vídeo, áudio. E também é importante você saber como identificar se alguma coisa foi gerada por inteligência artificial ou não. A IA está mudando tudo, gente. Está mudando o seu negócio, a sua vida”, observou.
Nudge citou ainda os assistentes da inteligência artificial – DeepSeek, ChatGPT e Gemini – , usados em escalas cada vez maiores para diversas finalidades, além da robótica, utilizada na agricultura para melhoramento de plantios, e visão computacional, aplicada na segurança do trabalho.
Outro ponto abordado por Fábio Nudge diz respeito às habilidades do futuro que, segundo ele, serão essenciais para o ser humano. São elas: pensamento crítico e resolução de problema, criatividade e inovação, alfabetização digital e tecnológica, inteligência emocional e empatia, adaptabilidade e resiliência, liderança e influência social, trabalho colaborativo e comunicação, tomada de decisão baseada em dados, sustentabilidade e pensamento ecológico, aprendizado contínuo e mentalidade de crescimento.
Entusiasta da tecnologia, Nudge fez, no entanto, ponderações quanto ao uso da IA indiscriminadamente, inclusive em decisões que, para ele, devem ter como norte também o aspecto humano. Nesse sentido, ele usou o próprio exemplo ao contar que, em 2015, após oito anos morando na Austrália, teve que tomar uma medida de voltar a morar no Brasil em decorrência da mãe, diagnosticada com câncer. “O retorno à terra natal foi motivado por interesses do coração”, revelou.
Por fim, em mundo hiper conectado e inundado de tanta informação, o palestrante destacou a necessidade dos seres humanos vivenciarem o tempo das experiências presentes e das lembranças, aquele que não é contado no relógio. “Vamos deixar a máquina ser uma máquina e a gente ser gente”, finalizou.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, SESI e SENAI e conta com o patrocínio master da Arcelor Mittal e Vale e apoio master do Sebrae MG. O evento tem também o patrocínio ouro da Herculano Mineração, Gerdau, Usiminas, do SICOOB CENTRAL CREDIMINAS, SICOOB CREDIFIEMG, Caixa Econômica Federal e Governo Federal. No patrocínio prata estão AngloGold Ashanti, Bemisa, CBMM, Copasa, J Mendes, Grupo Avante, Kinross e RHI Magnesita. O evento ainda conta com apoio da Federaminas, do Centro Universitário UNA, da Rede Minas e da Rádio Inconfidência.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG