Nesta quinta-feira, 20/2, a Câmara da Indústria de Energia, Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) realizou uma reunião híbrida para debater temas estratégicos para o setor. O encontro reuniu especialistas e representantes da indústria na sede da Federação e remotamente, promovendo um diálogo sobre inovação, sustentabilidade e associativismo.
A abertura do evento foi conduzida por Pedro Enrique Zwaal, representante do Presidente da Câmara, Humberto Zica, destacando a importância da transição energética e da colaboração entre empresas e entidades setoriais para o desenvolvimento sustentável do setor.
Na sequência, Felipe Marques, diretor de Estratégia de Mercado do CIBIOGAS, apresentou o painel “O biogás como recurso energético limpo e competitivo”, abordando as oportunidades e desafios para a ampliação do uso do biogás como alternativa sustentável na matriz energética nacional.
Segundo o diretor, a capacidade instalada de biometano no Brasil cresce 21% ao ano e a tendência é superar esse percentual no futuro. “O Brasil saltou, em uma década, de 103 para mais de mil plantas de biogás cadastradas e outras 338 novas plantas, o que sugere uma curva de grande crescimento para os próximos anos”, disse.
As soluções ESG voltadas para a indústria foram o foco da apresentação de Lívia Moraes, Analista de Projetos Sociais da FIEMG, e Mateus Oliveira Claudino, Analista Ambiental da FIEMG. O debate ressaltou a importância do Selo Indústria Responsável como ferramenta para impulsionar boas práticas ambientais, sociais e de governança no setor energético.
Encerrando a programação, Augusto Machado, presidente do SINGTD, conduziu a discussão sobre associativismo e fortalecimento do setor elétrico em Minas Gerais. A explicação reforçou a relevância da atuação conjunta entre empresas para garantir segurança energética, inovação e competitividade no segmento.
Acesse aqui para ver as fotos da reunião.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG