O Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Estado de Minas Gerais (SINAEES) e a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) promoveram, nessa terça-feira (17), um almoço de confraternização para a divulgação do desempenho do setor eletroeletrônico em 2024. O encontro, realizado em Belo Horizonte, reuniu empresários, líderes industriais e representantes do poder público para apresentar os resultados do ano e projetar as perspectivas para o próximo ciclo.
Durante o evento, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, ressaltou o bom desempenho do setor eletroeletrônico no Estado. ‘’Minas Gerais vem se consolidando nos últimos anos nesse segmento, atraindo cada vez mais investimentos e fortalecendo o ambiente de negócios’’, afirmou. Quanto aos desafios para o próximo ano, o líder industrial demonstrou preocupação com alguns pontos do texto da Reforma Tributária que tramita em Brasília, principalmente aqueles relacionados à alíquota e às vantagens fiscais concedidas à Zona Franca de Manaus.
Em seguida, Alexandre Magno D’Assunção, atual presidente do SINAEES, destacou que as indústrias eletroeletrônicas de Minas Gerais mantiveram avanços em produção e faturamento, mesmo diante de desafios econômicos. A expectativa é que o setor registre um crescimento de 11,5% em relação ao ano passado. Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais na Governo do Estado de Minas Gerais, e Antônio Carlos Arantes, deputado estadual por Minas Gerais, também participaram do encontro.
No cenário nacional, o presidente-executivo da ABINEE, Humberto Barbato, apresentou um panorama dos resultados do segmento em 2024, que cresceu 11% na comparação com 2023. Ele demonstrou otimismo para os próximos meses, principalmente pelo uso crescente da inteligência artificial, que, de acordo com o dirigente, ‘’irá ampliar a necessidade da troca de máquinas e peças’’.
Nova Diretoria
O evento marcou também a posse da nova diretoria do SINAEES para o próximo triênio. O empresário Tasso Galhano (foto, à esquerda) assumirá a presidência do Sindicato a partir de 2025. ‘’As expectativas são grandes, estou muito animado. Minha trajetória na entidade começou em 2018, e iremos continuar com o objetivo de fortalecer a indústria eletroeletrônica do Estado’’, disse. Além disso, a partir de janeiro, Alexandre Magno D’assunção Freitas assume a vice-presidência do SINAEES.
Clique aqui e confira mais fotos do evento.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG