O Conselho de Inovação e Tecnologia da FIEMG, em parceria com a empresa Schneider Electric, realizou na última quinta-feira (19/09) o Innovation Day, no Centro de Treinamento de Desenvolvimento da Indústria 4.0, em Contagem. O evento reuniu representantes de médias e grandes indústrias mineiras, discutiu tendências e tecnologias que estão moldando o futuro da indústria e também contou com uma apresentação das linhas de financiamento público para investimento em inovação industrial.
O Innovation Day teve uma abertura e um debate mediados pelo presidente do Conselho, Matheus Pedrosa, que falou sobre a importância do evento como uma oportunidade de debate sobre a aplicação da tecnologia e da inovação como formas de fazer frente à queda da produtividade brasileira e ganho de competitividade mundial, especialmente diante de desafios postos pela atual conjuntura internacional.
Em seguida, o vice-presidente de Automação Industrial e Digitalização da Schneider Eletric Brasil, Régis Ataídes, apresentou um painel sobre “Megatendências: Redefinindo o Amanhã”, em que trouxe um panorama das 5 principais tendências mundiais e como elas podem ser interpretadas como oportunidades para as empresas brasileiras. São elas: mudança climática; novo equilíbrio global; digitalização e Inteligência Artificial; transição energética; e evolução da riqueza.
“São cinco megatendências e quando olhamos para elas, podemos pensar em problemas ou oportunidades. Eu vejo oportunidade para os nossos negócios e para o nosso país, eu vejo oportunidades para a nossa indústria crescer e se desenvolver, eu vejo oportunidades para o agronegócio se desenvolver cada vez mais”, comentou Régis.
Ele destacou ainda a importância da sustentabilidade na realidade atual e acredita que ela seja resultado da soma da digitalização e da eletrificação. “A gente não vai conseguir um mundo mais sustentável sem eletrificar e digitalizar esse mundo. E isso começa dentro dos nossos próprios negócios”, disse. Em sua palestra, ele trouxe o dado de mais de 1 bilhão de pessoas sem acesso à energia elétrica no mundo atualmente e destacou as vantagens do Brasil nesse cenário, uma vez que mais de 90% da matriz elétrica brasileira é limpa.
Por fim, Régis Ataídes disse acreditar que o atual momento do mundo é de grandes oportunidades para o Brasil. “Nossos negócios têm oportunidades nas 5 megatendências e podem crescer de maneira exponencial nos próximos 10, 15 ou 20 anos, se a gente souber olhar para isso como oportunidade. O mundo está mudando e precisamos estar atentos a essas mudanças”, concluiu.
Na sequência, Matheus Pedrosa conduziu um painel sobre “Investimentos para Impulsionar a Indústria 4.0”, com participação do gerente de negócios do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Jorge Leonardo Duarte de Oliveira, e o gerente setorial do Departamento de Tecnologia da Área Industrial do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Bruno Plattek de Araújo.
Ambos apresentaram linhas de crédito para financiar projetos de inovação nas indústrias brasileiras com taxas subsidiadas. O representante do BNDES também detalhou um pouco mais o Nova Indústria Brasil e o Plano Mais Produção, lançados pelo governo federal no início do ano para impulsionar a indústria nacional
O Nova Indústria Brasil é dividido em missões, sendo uma delas a Transformação Digital da Indústria para Ampliar a Produtividade. Dentro dessa missão, o Plano Mais Produção visa incentivar e financiar projetos que busquem ampliar a inovação e digitalização, a exportação, a produção e a sustentabilidade da indústria brasileira.
Veja mais fotos do evento, clicando aqui
Thaís Mota
Imprensa FIEMG