Nos dias 9 e 10 de setembro, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), por iniciativa do Centro Internacional de Negócios (CIN), sediou uma série de reuniões e rodadas de negócios com a delegação chilena, representada por importantes empresas de tecnologia e inovação do setor de mineração. A visita foi marcada pela presença do embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo, também do agregado comercial do Chile no Brasil, Hugo Corales, e da representante comercial do Chile em Belo Horizonte, Fernanda Franco.
O objetivo dos encontros foi fomentar a cooperação entre o Chile e Minas Gerais, unindo empresas chilenas, conhecidas por suas soluções tecnológicas inovadoras, a empresários mineiros do setor de mineração. Com foco na promoção de parcerias estratégicas, os eventos discutiram como a tecnologia pode impulsionar o setor, tornando-o mais eficiente e sustentável.
Fortalecimento de laços
Na segunda-feira (09/9), a agenda começou com uma reunião do ProChile, instituição do Ministério das Relações Exteriores, com a presença de empresários e diplomatas do país vizinho e representantes da indústria mineira. O coordenador nacional de mineração da instituição, Felix Ramírez, mediou a conversa.
Pela primeira vez em Belo Horizonte, o embaixador Sebastián Depolo, que disse ser uma honra visitar a cidade que há muito gostaria de conhecer e estreitar a relação. “Minas Gerais é um dos destinos que nós definimos, junto com outros estados, para fazer crescer essa relação. E, obviamente, quando você estuda a sua economia e a cultura produtiva, vemos que é bem parecida à chilena. Existe um forte componente minério e depois tem outro componente importante, o agrícola” disse o embaixador desejando a todos a consolidação da cooperação entre as instituições.
O agregado comercial do Chile no Brasil, Hugo Corales, disse estar muito feliz com a visita à Belo Horizonte depois de 13 anos. “Eu acho que vamos ter uma boa notícia para a relação bilateral, porque estamos regressando à Exposibram. Sobre a sintonia que há com o Brasil, no tema minério, é uma realidade. As dificuldades de estar a certa distância das operações do Brasil, para o Chile, às vezes, é um inconveniente, mas para esta virtuosa relação comercial com este mercado, nós cremos que temos que fortalecer o trabalho com os produtores, com os serviços e com a inovação minera, porque eu acho que há muita compatibilidade entre o Chile e o Brasil nesta matéria”, comentou otimista.
Fernanda Franco, representante comercial do Chile em Belo Horizonte, abriu as apresentações com a palestra “Decifrando o Ecossistema Mineiro do Brasil”, detalhando as principais oportunidades de negócios e parcerias entre empresas mineiras e chilenas. Em seguida, Alexandre Marques, diretor comercial da Intercomex, discutiu o “Processo de Importação ao Brasil”, abordando impostos e estratégias essenciais para as empresas chilenas interessadas em expandir suas operações no Brasil.
Outro ponto alto da reunião, foi a palestra de Daniel Rodrigues, diretor comercial da Connect Steel Representações, que apresentou “O ABC de Como Fazer Negócios com Empresas Mineiras no Brasil”, destacando os principais passos para uma parceria bem-sucedida entre os dois países.
Acesse aqui para ver as fotos desse encontro.
Cooperação e Novas Oportunidades
Ainda na manhã da segunda-feira, a gerente do CIN, Rebecca Macedo, e o presidente do conselho de Relações Internacionais da FIEMG, Alexandre Mello, receberam o embaixador chileno para uma reunião diplomática, onde discutiram a importância da cooperação internacional e as oportunidades geradas nesta relação bilateral.
Além do embaixador do Chile, Sebastián Depolo, estavam o agregado comercial do Chile, Hugo Corales, e o consul honorário do Chile em Belo Horizonte, Alexandre Penido.
Veja aqui as fotos da reunião.
Rodadas de Negócios: Parcerias Estratégicas no Setor de Mineração
Na manhã desta terça-feira, 10/9, foi realizada a Rodada de Negócios “Chile: Inovação e Tecnologia em Mineração”, que contou com a participação de 12 empresas chilenas, onde cada uma delas teve a oportunidade de apresentar suas soluções tecnológicas por meio de pitches comerciais, destacando inovações voltadas para a otimização de processos, redução de custos e aumento da produtividade na mineração.
Entre as empresas presentes, estavam a Cademtech, que oferece soluções avançadas para manutenção de ativos, a Timining, especializada em gêmeos digitais para minas a céu aberto; a Geoestima, especializada em estimativas de recursos minerais, e a RMES Analytics, referência em gestão de ativos, trouxeram propostas que visam aumentar a eficiência e sustentabilidade das operações mineradoras em Minas Gerais.
Após os pitches, as rodadas de negócios promoveram reuniões entre executivos mineiros e representantes das empresas chilenas, proporcionando uma troca de informações e alinhamento de interesses para futuras colaborações.
A visita da delegação chilena e as rodadas de negócios reforçam o compromisso da FIEMG em promover parcerias que contribuam para o desenvolvimento do setor industrial mineiro. A colaboração com o Chile, país reconhecido por sua expertise tecnológica, representa uma oportunidade única para as empresas mineiras ampliarem suas capacidades e adotarem soluções de ponta.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG