Empresários de diversos setores participaram, nesta quinta-feira (14), de uma reunião conjunta promovida por Câmaras e Conselhos da FIEMG. Em pauta, os impactos da efetivação do ‘’Carbon Border Adjustment Mechanism’’, ou CBAM, para a indústria brasileira. O mecanismo faz parte de um pacote de propostas climáticas no âmbito do Green Deal europeu e exigirá dos importadores europeus de determinados produtos a compra de certificados que correspondam à precificação de carbono praticada na própria União Europeia.
Durante a abertura do encontro, Alexandre Mello, presidente do Conselho de Relações Internacionais da FIEMG, ressaltou que enxerga o CBAM com preocupação, já que ele irá afetar ‘’diversos setores da indústria brasileira’’ que exportam para a Europa. Apesar disso, ele afirma que é necessário se adaptar às novas regras, já que não há mais possibilidade de reviravolta.
Em seguida, Mário Campos Filho, presidente do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Federação, lembrou que o mecanismo precisa ser debatido tanto pelo setor produtivo quanto pelo poder público. Para o empresário, é fundamental aproveitar as oportunidades e superar os desafios que surgirão com as mudanças. Os presidentes da Câmara da Indústria de Metalurgia, Siderurgia e Mineração, Bruno Melo Lima, e da Câmara da Indústria da Base Florestal, Fausto Varela, destacaram a importância do assunto para a cadeia produtiva de Minas Gerais. Thiago Cavalcanti, gerente de Meio Ambiente e Relações Institucionais da FIEMG, também participou da reunião.
Ao longo do encontro, o chefe de gabinete da Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, Marco Túlio Scarpelli, explicou como tem sido o acompanhamento e a atuação do poder público brasileiro junto às instituições europeias em relação à aplicação do CBAM. Constanza Negri, da Confederação Nacional da Indústria, detalhou o status de implementação do novo mecanismo e avaliou os impactos que ele trará para as exportações brasileiras.
Clique aqui e confira mais fotos do evento.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG