O Conselho de Infraestrutura da FIEMG (Coinfra) promoveu, nesta terça-feira (1), mais uma reunião na sede da Federação, em Belo Horizonte. O encontro teve como objetivo discutir temas ligados ao ambiente de investimentos em Minas Gerais, à operação de rodovias no Estado e à comunicação institucional.
Emir Cadar Filho, presidente do Conselho, reforçou a importância do diálogo entre a indústria, o poder público e as empresas do setor que atuam em Minas Gerais. “O Coinfra busca promover articulações estratégicas e propor soluções que contribuam para a melhoria do ambiente de negócios no Estado, com foco na competitividade da indústria”, afirmou.
Em seguida, Mila Costa, secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE-MG), destacou a importância da atuação conjunta entre o governo e as instituições privadas. “Estamos comprometidos em fortalecer parcerias como a do Coinfra, fundamentais para impulsionar a infraestrutura e o crescimento do nosso Estado’’, ressaltou. Rodrigo Tavares, diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), e Bruno Baeta, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (SICEPOT-MG), também participaram do encontro.
Na sequência, a gerente de Imprensa da FIEMG, Talita Boutros, detalhou o escopo de trabalho da área e propôs a construção de uma comunicação integrada com os conselhos temáticos da Federação, visando maior visibilidade das ações, posicionamentos e propostas do setor produtivo.
João Paulo Braga, diretor-presidente da Invest Minas, apresentou os eixos de atuação da agência e destacou as estratégias de atração de investimentos privados para o Estado, com foco em setores prioritários, incentivos disponíveis e oportunidades de parcerias com o setor industrial. Ele analisou os resultados da da Invest Minas entre 2019 e 2025. Nesse período, foram formalizados mais de R$ 478 bilhões em investimentos, beneficiando 301 municípios mineiros.
No fim, Túlio Abi-Saber, diretor-presidente da Vinci Highways, e Geraldo Affonso, diretor técnico da empresa, detalharam as operações da Via Cristais, concessionária responsável pela gestão da BR-040, no trecho de quase 600 quilômetros entre Belo Horizonte e Cristalina (GO). O projeto prevê, nos sete primeiros anos, 168 quilômetros de terceiras faixas em pista dupla, 10 quilômetros de duplicações, instalação de passarelas, melhorias na sinalização e iluminação, etc. As obras devem ter início em 2026.
Durante o debate, os empresários e líderes sindicais ressaltaram a importância de iniciativas conjuntas entre governo, investidores e setor produtivo para garantir avanços na infraestrutura e no ambiente de negócios.
Clique aqui e confira mais fotos do encontro.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG