No segundo dia do Imersão Indústria, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, o painel “Conexões Sustentáveis: Parcerias e Estratégias para a Sustentabilidade” trouxe uma discussão aprofundada sobre economia circular, logística reversa e projetos socioambientais. Com moderação de Lohanne Freitas, analista de Sustentabilidade da Gerência de Consultoria para Negócios do IEL/FIEMG, a conversa foi enriquecida pela presença de líderes que estão promovendo transformações significativas no setor.
O fundador da Plaspop Design Circular e sócio da Riplás Transformação de Polímeros, Davi Iankous, destacou as iniciativas da Plaspop por meio de suas estações circulares. Essas estações de coleta visam despertar a consciência ambiental e incentivar a economia circular, criando um modelo em que todos se beneficiam. As estações circulares, pilares do conceito da Plaspop, são pontos estratégicos para coleta e reciclagem de materiais, promovendo uma cultura de reaproveitamento e sensibilizando a população sobre o impacto do descarte adequado.
Já Ivana Serpa Braga, sócia diretora geral da Bemplast, presidente do SIMPLAST-MG e presidente do Conselho de Gestão e Competitividade da FIEMG, compartilhou um pouco da trajetória da BemPlast, que recentemente completou 48 anos. Ivana ressaltou o compromisso da empresa com a sustentabilidade e inovação ao longo de quase cinco décadas de existência, além de seu papel na promoção da logística reversa como parte de sua estratégia de negócios.
Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental
O ponto alto do painel foi o anúncio da premiação com o Selo Sustentabilidade do Programa Aliança Ambiental Estratégica, com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo e do superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/FIEMG), Gustavo Macena. A Aperam BioEnergia foi a primeira empresa a ser reconhecida no programa, uma conquista que marca o compromisso da companhia com práticas socioambientais voluntárias.
A secretária de Estado destacou a relevância do compromisso que vai além das obrigações legais. Segundo ela, “o conceito da Aliança Ambiental Estratégica está centrado no compromisso para além das obrigações legais, mostrando que as empresas têm um papel ativo na construção de uma sociedade mais sustentável”. A secretária celebrou o fato de que já há nove empresas participando do programa, sinalizando uma mudança cultural significativa.
O prêmio foi entregue pelo superintendente do IEL, que enfatizou a importância de as empresas, independentemente do porte, incorporarem práticas ambientais em suas atividades. “O Programa Aliança Ambiental Estratégica é uma plataforma para reconhecer essas práticas, demonstrando o esforço das empresas mineiras em implementar projetos socioambientais voluntários”, disse.
A gerente Executiva de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Aperam BioEnergia, Angélica Fabiana, apresentou o Projeto Raízes do Vale, uma iniciativa que combina plantios consorciados em florestas renováveis de eucalipto com o uso de tecnologia Biochar, exclusiva da empresa. O projeto visa não apenas melhorar a fertilidade do solo, mas também gerar trabalho, renda e promover a segurança alimentar para as famílias envolvidas. José Lopes Martins, conhecido como senhor Zezito, produtor rural da comunidade de Ribeirão Acima, compartilhou emocionado sua experiência com o projeto, destacando o impacto positivo na vida das quatro famílias da comunidade.
Por fim, o presidente da Aperam South America e Aperam BioEnergia, Frederico Ayres Lima, também expressou seu entusiasmo com o reconhecimento. Segundo ele, “esse selo não é o encerramento de nada, é um oxigênio e uma energia para que possamos contribuir com mais famílias”. Frederico destacou a importância das parcerias e conexões para o sucesso do Projeto Raízes do Vale, que envolve outras culturas, como hortaliças, milho, feijão e mandioca, promovendo uma relação sinérgica entre economia, segurança alimentar e conservação ambiental. Ele também destacou o apoio fundamental de entidades como Emater, secretarias municipais de agricultura e meio ambiente, além do IEL, FIEMG e SEMAD.
O painel evidenciou que, para alcançar um futuro sustentável, são necessárias parcerias que transcendam as fronteiras empresariais, envolvendo comunidades, especialistas e governos. O debate reforçou o papel crucial da colaboração e do compromisso voluntário na construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente responsável.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, SESI e SENAI, com patrocínio máster da ArcelorMittal, Codemge, CNI e Vale; apoio máster do SEBRAE; patrocínio ouro da Herculano Mineração, Gerdau, Eletrobras, Schneider Eletric; patrocínio prata do Sicoob Credfiemg, Copasa, CBMM, Souza Cruz/BAT Brasil, USIMINAS e Nanum Nanotecnologia; e apoio do BDMG, Localiza, Bemisa, Sambatec, FAEMG e Fecomércio.
Acesse aqui para ver as fotos desse painel.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG