Em meio a um dos maiores encontros industriais do estado, no coração de Montes Claros, Nicolau Neder Damasceno, gerente de fiscalização do CREA-MG, tomou a palavra na tarde do primeiro dia do Minascon 2023 para destacar a missão e a importância do conselho na geração de oportunidades através da fiscalização.
A palestra intitulada “CREA: fiscalizar para gerar oportunidades” buscou elucidar como as ações fiscalizatórias, longe de serem meramente punitivas, trabalham na orientação e na promoção de um ambiente de negócios mais seguro, ético e prospero para todos os envolvidos.
Segundo Damasceno, o CREA fiscaliza os empreendimentos para identificar pessoas sem habilitação atuando nas áreas de engenharia e, quando existe uma irregularidade, é oferecido um auto de infração. “A prática orienta o leigo, que está fazendo atividade de engenharia sem habilitação, à regularizar a situação. Que é justamente contratar uma empresa habilitada ou um profissional. Quanto mais o conselho levar fiscalização e identificar pessoas sem habilitação atuando, mais o mercado de trabalho da engenharia vai crescer”, orienta.
Leia mais:
Minascon 2023 começa em Montes Claros
Construção civil: o pilar do desenvolvimento no Norte de Minas
Feirão da CAIXA no Minascon: mais fácil ter casa própria
TOTVS exibe perspectivas da tecnologia no Minascon 2023
A plateia, composta por profissionais da área, estudantes e interessados no setor, pôde perceber a fiscalização sob uma nova ótica, onde a orientação e a garantia de uma atuação técnica e ética podem pavimentar caminhos promissores e sustentáveis para o setor da construção civil em Minas Gerais.
Ao final da apresentação, Damasceno se disponibilizou para responder perguntas, consolidando um momento rico de troca e aprendizado. A palestra “CREA: fiscalizar para gerar oportunidades” se despediu deixando uma mensagem forte sobre o papel transformador da fiscalização consciente e atuante na construção de um setor mais forte e responsável.
O Minascon é o principal evento da cadeia produtiva da construção civil em Minas Gerais, uma realização da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), com a iniciativa da Câmara da Indústria da Construção e dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) do Norte de Minas. Em sua 20ª edição, conta com o apoio master do SEBRAE Minas e os patrocínios ouro do CREA-MG e CODEMGE, patrocínio prata da TOTVS e apoio da Caixa Econômica Federal.
Ana Paula Motta
IMPRENSA FIEMG