Minas Forma
O Programa Minas Forma é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE-MG) para oferecer formação socioprofissional e qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com o SENAI, os cursos ofertados serão para o setor industrial. A definição dos cursos a serem oferecidos foi feita a partir do mapeamento da demanda em municípios priorizados, conforme metodologia adotada pela SEDESE.
O programa será realizado por meio de trilhas de formação. Trilhas formativas são conjuntos estruturados de cursos organizados de forma sequencial e progressiva, com o objetivo de desenvolver competências específicas em uma área do conhecimento, carreira ou habilidade. O aluno que já possui conhecimento prévio e/ou atua na área tecnológica pode se inscrever apenas no curso específico de interesse. Caso não tenha conhecimento na área, mas queira se profissionalizar, deve fazer a trilha na modalidade “iniciação”. O objetivo é preparar o aluno para funções básicas, que serão aprimoradas com o restante da trilha. Ao final, o aluno receberá a Declaração de Participação da Trilha.
Os interessados devem ter idade superior a 18 anos. Além da faixa etária, alguns cursos solicitam comprovação de escolaridade mínima ou experiência prévia, para assegurar que os alunos tenham o aproveitamento necessário, conforme pré-requisitos técnicos e de acesso de cada curso. Os cursos são totalmente inclusivos, recebendo pessoas com qualquer tipo de deficiência, garantindo acessibilidade e condições adequadas para todos os participantes.
As trilhas formativas possuem carga horária total entre 100 e 400 horas. Os alunos devidamente matriculados e com frequência regular nas aulas terão direito a uma ajuda de custo no valor de R$ 6,00 por hora/aula, desde que possuam conta bancária ativa em seu nome para o recebimento do benefício.
Os interessados devem ter idade superior a 18 anos. Além da faixa etária, alguns cursos solicitam comprovação de escolaridade mínima ou experiência prévia, para assegurar que os alunos tenham o aproveitamento necessário, conforme pré-requisitos técnicos e de acesso de cada curso.
Os cursos são totalmente inclusivos, recebendo pessoas com qualquer tipo de deficiência, garantindo acessibilidade e condições adequadas para todos os participantes.
Quantas vagas serão ofertadas?
O Programa Minas Forma tem o propósito de beneficiar mais de 2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da oferta de 118 turmas distribuídas em 35 municípios de Minas Gerais. Serão oferecidas mais de 20 trilhas formativas gratuitas, com foco no setor industrial, ampliando oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Municípios atendidos
Os seguintes municípios serão contemplados pelo programa:
Alvinópolis, Araçuaí, Belo Horizonte, Betim, Capelinha, Congonhas, Contagem, Coromandel, Divinópolis, Dores do Indaiá, Governador Valadares, Ipatinga, Itaobim, Itinga, João Monlevade, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Minas Novas, Montes Claros, Muriaé, Nazareno, Nova Lima, Ouro Branco, Patos de Minas, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Salinas, Santa Luzia, São João del-Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Timóteo, Turmalina, Uberaba, Uberlândia, Virgem da Lapa.