Dia 03 de dezembro foi a data agendada para o já tradicional encontro de confraternização para os colaboradores que atuam na elaboração do Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB) de Juiz de Fora. Por mais um ano, o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF) promoveu o evento, que homenageia as empresas que mais se destacaram na apuração do índice. A organização do encontro, que reuniu os diretores das empresas e colaboradores responsáveis pela coleta do CUB na cidade, foi da Comissão de Materiais, Tecnologia, Produtividade e Qualidade (COMAT) e da coordenadora Glauci Fuzário. A confraternização aconteceu no Berttu’s Restaurante e representou um momento de integração entre as pessoas responsáveis pela elaboração do CUB JF.
O presidente do Sinduscon-JF, Carlos Eduardo Christino Manera, agradeceu a presença dos convidados e falou sobre a relevância do índice para Juiz de Fora, que está 12% abaixo do CUB de Belo Horizonte, retratando de forma efetiva a realidade local. Acompanhado pelos membros da COMAT, Sérgio Campos, Aurélio Marangon Júnior e Flávio Michels, o presidente do Sinduscon-JF enfatizou a importância da participação de cada vez mais empresas nesta elaboração, para que se tenha um índice sempre confiável e com grande credibilidade. “Quanto mais colaboração tivermos no envio dos dados, mais representativo será o nosso índice”, ressaltou.
Sérgio Campos destacou a importância deste trabalho para Juiz de Fora, pois o CUB JF retrata a efetiva condição da cidade. “A Construção Civil é o único segmento que tem um índice de variação próprio e nosso CUB, que está completando 30 anos, é referência para o estado, pois além de Belo Horizonte somos a única cidade de Minas com um índice próprio, cálculo este que nunca foi interrompido em todo este tempo. Agradeço a colaboração de todas as empresas participantes e espero que possamos continuar desenvolvendo esta ação tão relevante para a sociedade”, disse.
Aurélio Marangon Júnior agradeceu a todos por mais um ano de parceria e anunciou a chegada de mais quatro empresas colaboradoras: Construtora VTO, FJ Engenharia e Construções, Gaia Engenharia e OMP Engenharia. “Com o nosso CUB, conseguimos chegar a orçamentos bem próximos da realidade. É uma garantia para o construtor e para o cliente. Obrigado a cada um que se comprometeu e enviou seus dados. Este momento de confraternização é para reafirmar a importância deste trabalho e agradecer a todos os participantes”, disse. Ele destacou ainda que o Sindicato tem conseguido melhorar a quantidade de empresas colaboradoras e que a confiabilidade dos dados é muito boa. “Todos estão contribuindo de modo satisfatório, enviando os dados pontualmente, o que garante a relevância do índice. Agradeço a todos que trabalham neste projeto e se empenham de modo voluntário”, disse.
O diretor Hélio Abreu contou sobre o início do cálculo estatístico do CUB, há 30 anos, lembrando do dia em que um grupo de empresários do Sindicato foi para Uberlândia para estudar como funcionava o processo. Depois o Sinduscon-JF começou a calcular o índice em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele enfatizou que, com o passar do tempo, o Sindicato passou a elaborar o CUB JF sozinho e ressaltou a importância da entidade ter seu próprio índice, motivo de orgulho, algo que valoriza ainda mais o Sinduscon-JF. “Credibilidade é a maior virtude e qualidade que uma entidade pode ter. Nossa responsabilidade é muito grande, pois trata-se de um índice oficial, com o qual podemos indexar contratos de venda. Não podemos deixar que se acabe”, ressaltou.
Em seguida, o diretor José Maria Ribeiro Alvim trouxe uma mensagem de Natal. “Embora nosso negócio lide com números e economia, temos que parar para pensar com o coração. Em nome do Sinduscon-JF, desejo que este Natal nos traga ainda mais união, entre empresários jovens e antigos, e que seja uma verdadeira expressão de confraternização e amizade, sem esquecer da religiosidade, que deve nortear nossos passos, com Cristo em nossas vidas. Desejo saúde, paz e sucesso a todos!”, disse.
Finalizando, Carlos Eduardo Manera agradeceu aos ex-presidentes Aurélio Marangon Sobrinho e Leomar Delgado, que tanto se empenharam ao logo dos anos para a criação e manutenção do cálculo do CUB em Juiz de Fora e também pelo desenvolvimento e fortalecimento do Sinduscon-JF. Em seguida, foram premiadas as empresas de destaque em 2024, que receberam uma placa em homenagem ao seu comprometimento com o fornecimento dos dados e com o aperfeiçoamento constante do índice do Sindicato.
Sérgio Campos falou sobre os critérios que definem a escolha das empresas homenageadas, como volume de dados enviados, integralidade das informações fornecidas e cumprimentos dos prazos de entrega. Em primeiro lugar ficou a Gabber Engenharia, representada por Flávio Michels. A segunda colocação foi da Construtora Haec Congel, representada por Hélio Abreu e Waltencir Alves. E o terceiro lugar ficou com a Construtora Wao-Mar, representada por Aurélio Marangon Júnior, Daniel Marangon e Letícia Oliveira.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG