O Sebrae Minas marcou presença significativa nesta 32ª edição do Minas Trend, promovendo o desenvolvimento da moda mineira, especialmente, com a marca coletiva do projeto piloto “Mãos à Moda”, lançada durante o evento, entre os dias 22 e 24 de outubro, no BH Shopping, em Belo Horizonte.
O estande do “Mãos à Moda” é um grande atrativo do Sebrae Minas no Minas Trend. No espaço foi apresentada a Coleção Alma, lançamento da marca coletiva do projeto que envolve 50 empreendedoras do município de Almenara, no Vale do Jequitinhonha.
O desenvolvimento da marca coletiva teve início em 2023, por iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura de Almenara, para tornar a moda autoral uma expressão viva da identidade e tradição regional do Vale do Jequitinhonha, contribuindo para a geração de emprego e rendas e novas oportunidades de negócios. Cerca de 200 pessoas foram capacitadas em encontros para desenvolver talentos, mentorias que aprimoraram o processo criativo, precificação, ficha do produto, além de estudos sobre as referências locais para criar a coleção.
Após o lançamento da marca no Minas Trend, será finalizado o primeiro catálogo e estruturado o modelo de negócio. O objetivo é que as definições abordadas em análise de aspectos como: público alvo; mercado; rastreabilidade; tecidos sustentáveis; pilares da moda autoral; e canais de vendas mais adequados comecem a ser colocadas em prática. A apresentação da coleção no Minas Trend também marca o início da comercialização dos produtos em âmbito nacional.
Além desse projeto, durante os três dias do evento, marcas de várias regiões do estado receberam visibilidade ao expor suas criações no espaço Sebrae Minas que contou com 23 pequenos negócios que participam do projeto Integra Moda e outras 11 de moda autoral apoiadas no espaço Minas Moda Autoral Sebrae Minas. Os dois projetos têm como propósito valorizar a diversidade e as expertises dos diferentes polos do estado e das micro e pequenas empresas, além de impulsionar o empreendedorismo e fortalecer os diversos segmentos da cadeia produtiva da moda em todo o estado.
“Cada vez mais deparamos com consumidores cada vez mais exigentes, que buscam peças diferenciadas e com autenticidade. Os projetos reforçam o compromisso do Sebrae Minas com a moda autoral, de identidade e com diferencial de mercado, tendência que vem se fortalecendo no segmento. As ações desenvolvidas em todo o estado buscam dar suporte aos pequenos negócios da indústria e do varejo para que eles aprimorem sua gestão e o processo produtivo e possam elevar suas marcas como diferencial competitivo, pois o mercado vem sofrendo muito com o crescimento das plataformas internacionais”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Acesse aqui e veja as imagens da exposição.
O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), patrocínios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/Fecomércio e da Ventana Serra do Brasil e apoio máster do SEBRAE MINAS Minas e apoio do Centro Universitário UNA.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG