Nesta segunda-feira, 28 de outubro, a Câmara da Indústria Automotiva e Mobilidade realizou uma reunião online para discutir as tendências do mercado e as iniciativas de sustentabilidade no setor. O presidente da Câmara, Márcio de Lima Leite, abriu o encontro, destacando o crescimento de 15% da indústria automotiva e de mobilidade neste ano. Ele ressaltou a importância das exportações, que apresentaram aumento em outubro, embora a base acumulada do ano ainda estivesse 12% abaixo do previsto.
“Agora, em outubro, nós estamos com um crescimento importante em relação a setembro. Os principais fatores a serem considerados são, primeiro, a exportação, que no mês passado cresceu, mas a base era baixa, porque a gente vinha com um acumulado de 12% inferior ao acumulado do ano,” afirmou Leite. Ele também destacou o impacto das importações, mencionando que “o aumento é principalmente com a concentração de veículos importados da China, com cerca de 80 mil veículos, em sua maioria elétricos, que estão nos estoques das montadoras. Isso pode impactar o mercado, pois os importadores terão dificuldade em manter os modelos de 2024 e até alguns de 2023 para 2025.”
Leite aproveitou para informar que, recentemente, participou de uma reunião com o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Durante o encontro, o presidente da Câmara apresentou os desafios enfrentados pelo setor, especialmente em relação ao crescimento tímido da produção nacional, apesar do aumento nas vendas. “Esse cenário pode impactar a geração de empregos e representa um risco para novos investimentos no setor”, alertou.
Além das discussões de mercado, o evento contou com a apresentação do professor Daniel Castro, do CEFET e consultor do Projeto Savemotors, que abordou a importância da reciclagem e da circularidade na indústria automotiva. Segundo Castro, o setor deve “pensar verde”, promovendo a descarbonização e a sustentabilidade.
A reunião também teve a participação do Grupo SADA, representado por Luca Medioli e Cauê Ferreira Salles, que apresentaram a Igar Reciclagem, um projeto focado na economia circular de veículos. Eles destacaram que cerca de 80% do peso de um automóvel pode ser reciclado, com 75% dessa massa composta por metais. Ainda assim, um carro novo contém apenas 20% a 30% de materiais reciclados, apesar de ser feito de 85% de materiais recicláveis.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG