Maior rota turística do país, o programa Estrada Real, promove a qualidade de vida do trabalhador da indústria por meio do turismo e a valorização do patrimônio natural e cultural de Minas Gerais.
São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Um roteiro que resgata as tradições do percurso, valorizando a identidade e as belezas da região, além de promover o desenvolvimento socioeconômico de diversas regiões do estado.
Passaporte Estrada Real
O Passaporte Estrada Real é um registro único e permite que você acompanhe e registre todas as suas experiências nos caminhos da Estrada Real.
Idealizado pelo Instituto Estrada Real (IER) em 2014 nos mesmos moldes de trajetos conhecidos, como o “Caminho da Fé” (SP) e o “Caminho de Santiago de Compostela”, o projeto é sinônimo de sucesso entre os viajantes.
O passaporte é gratuito e individual, e para adquirir basta se cadastrar no site do Instituto Estrada Real e retirar nos onze locais, distribuídos nas cidades/distritos de Diamantina, Ouro Preto, Cocais, Glaura, Tiradentes Paraty e Petrópolis.
Para retirar o passaporte, o viajante terá que apresentar o código gerado no cadastro e doar 1 quilo de alimento não perecível ou um agasalho. Com isso feito, basta que o viajante comece sua viagem a pé, de carro, de moto, a cavalo ou de bicicleta e faça a coleta dos carimbos para obter seu certificado gratuitamente.
Para conseguir o certificado, o viajante terá que passar em pelo menos 10 pontos de carimbos diferentes ao longo do Caminho dos Diamantes, 08 pontos no Caminho Novo, 14 no Velho e 4 em Sabarabuçu. Depois basta solicitar virtualmente o certificado digital.
Todas as informações estão disponíveis no site www.estradareal.org.br.
Registre sua jornada e receba um certificado.