Na noite desta terça-feira, 10 de dezembro, o Sindicato das Indústrias de Malhas de Minas Gerais (Sindimalhas-MG) comemorou seus 30 anos de fundação com uma solenidade especial na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte. O evento marcou também a posse da nova diretoria para o próximo mandato, em uma noite de homenagens e reconhecimento ao trabalho de grandes líderes que contribuíram para o fortalecimento da indústria têxtil mineira.
Durante a cerimônia, foi realizada a leitura e assinatura do termo de posse oficializando a recondução de Aroldo Teodoro Campos à presidência do Sindimalhas-MG e anunciados os integrantes da nova diretoria na gestão 2025/2028.
Placas de homenagem foram entregues pelo presidente reeleito Aroldo Campos, em reconhecimento àqueles que marcaram a história do sindicato nas últimas três décadas. Os homenageados foram os ex-presidentes do Sindimalhas-MG, Lincoln Gonçalves Fernandes (1993/1996); José Augusto Bahia Figueiredo (1996/2000); e o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, que esteve à frente do sindicato entre 2000 e 2020. O atual presidente, Aroldo Campos, também recebeu uma placa de homenagem entregue pelo presidente Flávio Roscoe, destacando sua liderança e dedicação contínua à indústria de malhas no estado.
O presidente reeleito Aroldo Teodoro Campos destacou a importância da união entre as indústrias e o papel do sindicato no desenvolvimento do setor. “Foi aqui que descobrimos que o poder da união permanece. Mesmo sendo concorrentes, compartilhamos desafios semelhantes, e as soluções coletivas são sempre mais eficazes”, disse. Na ocasião, ele conduziu também a entrega da placa de homenagem ao senhor Welington Mumic.
Na sequência, Fernandes contou um pouco dos primórdios do sindicato e disse que desde sempre as empresas entenderam a necessidade de se ter uma entidade de classe. “Entendemos a importância que é o trabalho em comum, para assuntos gerais, não se tratar de maneira pessoal, em cada empresa, ser representante e personalizar os interesses e as reivindicações do setor”, disse o fundador do Sindimalhas-MG, destacando que a constituição inicial foi complexa, mas no fim deu tudo certo.
Figueiredo, por sua vez, disse que está muito honrado em comemorar os 30 anos do sindicato, diante de tantos acontecimentos históricos ao longo desses anos. “O cenário político, cultural, econômico, tecnológico e de nós mesmos. Bons tempos e grandes desafios desde 1994”, disse o ex-presidente do setor.
Por fim, Roscoe destacou as conquistas ao longo das três décadas de atuação do Sindimalhas-MG e os desafios superados em prol do setor têxtil mineiro. “Todos os associados sempre participaram com muito afinco e entusiasmo das ações do sindicato, e se não fosse a ação dos associados, a gente não teria um sindicato como é hoje”, ressaltou o atual presidente da FIEMG, completando que tudo isso faz parte da visão associativista. “Desde o início a gente entendeu que precisávamos de uma estrutura e de outros parceiros, e, por isso, a FIEMG sempre foi a nossa maior parceira, sempre foi suporte”, completou.
Encerrando a solenidade, os participantes destacaram a importância do Sindimalhas-MG como uma entidade que impulsiona a competitividade e a inovação na indústria de malhas do estado, e celebraram os 30 anos de conquistas com a perspectiva de um futuro promissor.
“Para o próximo quadriênio, reafirmamos o nosso compromisso com três pilares estratégicos e a defesa dos interesses da indústria têxtil, de couros e peles, a busca incessante pelo conhecimento em novas tecnologias e a sustentabilidade como eixo central do nosso futuro. Mais do que um sindicato, o Sindimalhas é um parceiro estratégico das indústrias associadas com um legado de conquistas e um futuro de grandes oportunidades”, concluiu o presidente do sindicato.
A solenidade de comemoração dos 30 anos do Sindimalhas-MG tem apoio da UNIFI, líder global em soluções têxteis de alto desempenho, reconhecida mundialmente como um dos principais e mais inovadores produtores mundiais de fibras e fios de filamento sintéticos.
FIEMG Competitiva do IEL e Sindimalhas em uma parceria de sucesso
O programa FIEMG Competitiva do IEL também destaca os resultados positivos da parceria com o Sindimalhas-MG, que, desde 2018, promove iniciativas estratégicas voltadas para a produtividade, gestão e inovação no setor têxtil e de malharia de Minas Gerais. Com 8 projetos setoriais exclusivos e mais de 1.300 horas de atendimento em consultorias e capacitações, a colaboração tem sido fundamental para aprimorar processos, reduzir desperdícios e preparar as indústrias mineiras para a transformação digital e os desafios de mercado. O sucesso da parceria reforça o compromisso do sindicato com a competitividade e sustentabilidade do setor.
Acesse aqui para ver o álbum de fotos.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG