O segundo dia do Minascon 2023, em Montes Claros, foi repleto de informações sobre significativas técnicas e ações que impactam positivamente a construção civil. Para mostrar o novo papel da CODEMGE voltado para o setor, o gerente de Planejamento, Pesquisa e Inovação da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, Leandro Rodrigues e Silva, fez palestra sobre “O novo papel da CODEMGE nos investimentos em infraestrutura e seus impactos na construção civil”.
Ele lançou luz sobre a atuação da Companhia que tem como visão estratégica ser um vetor de atração de investimentos privados para Minas Gerais, mostrando que o novo posicionamento da CODEMGE visa também reposicionar o estado de Minas Gerais em termos de investimentos que possam, não só tornar o Estado atrativo para a instalação e/ou permanência de investimentos privados, mas também facilitar o desenvolvimento econômico, social e ambiental.
O palestrante explicou o papel do órgão na reformulação da infraestrutura do Estado que agora tem foco no planejamento técnico de longo prazo, estruturação de projetos de parcerias e aproximação com o mercado e investidores que vão garantir o crescimento do mercado ao longo dos próximos anos.
“Estamos reposicionando a forma como o Estado vê o planejamento e como ele pode ser o que mais impactos positivos possa trazer à vida das pessoas”, disse o gerente.
Leia mais:
‘Minha Casa, Minha Vida’ é tema de discussão no Minascon
TOTVS exibe perspectivas da tecnologia no Minascon 2023
A importância do CREA-MG na geração de oportunidades
Outro dado importante apresentado na palestra foi como o governo de Minas Gerais está em busca de soluções que garantam a sustentabilidade econômica da rede de transporte do estado. Segundo ele, Minas tem a maior malha rodoviária do país, sendo que somente quase 6% é que estão em ótimas condições. Ele mostrou ainda que Minas Gerais investe atualmente 0,3% do seu PIB em infraestrutura e que há cerca de R$20 bilhões de investimentos previstos em parcerias com diferentes setores de infraestrutura, como as ferrovias, rodovias e aeroportos.
“O Plano Estadual de Logística e Transporte, que está sendo criado, é um legado a longo prazo, para Minas Gerais, que o governo atual vai deixar”, complementou Silva.
O Minascon é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por meio da Câmara da Indústria da Construção, e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte de Minas (Sinduscon/Norte). Conta com o apoio master do SEBRAE, patrocínios da TOTVS, CREA-MG, CODEMGE e Governo do Estado de Minas Gerais, além do apoio da CAIXA.
Veja abaixo a palestra sobre o novo papel da CODEMGE nos investimentos em infraestrutura e seus impactos na construção civil:
Rosângela Silveira
Imprensa FIEMG Regional Norte