A relevância do associativismo na defesa dos interesses da indústria e da sociedade e no desenvolvimento do setor deu tom aos discursos institucionais da cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Carnes, Derivados e do Frio de Minas Gerais (Sindscarne-MG) para o triênio 2024. Líderes empresarias destacaram o comprometimento do segmento para alcançar conquistas e superar desafios.
O evento foi realizado na noite dessa quinta-feira (21/11), na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, e teve presença de empresários, dirigentes sindicais, associados ao Sinduscarne e representantes de órgãos públicos ligados à indústria de alimentos.
O presidente da Federação, Flávio Roscoe, começou a sua fala enaltecendo a gestão de Dylton Lyzardo à frente do sindicato nos últimos seis anos, pautada “no diálogo, bom senso e na empatia na tomada de decisões em prol da coletividade”. Roscoe falou sobre a importância da participação dos empresários na atividade associativista, especialmente para encontrar soluções de desafios atuais e complexos, fomentando transformações sociais.
Nesse contexto, Flávio Roscoe citou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe a redução da jornada legal de trabalho no país e ganhou destaque na mídia e nas redes sociais durante as últimas semanas. O debate é acompanhado atentamente FIEMG, que já se manifestou contrária à medida por considerá-la prejudicial para a economia e a indústria. “Essa entidade (FIEMG) é combatia e atua de forma estratégica em diferentes vertentes, mas isso depende essencialmente do envolvimento dos empresários”. Ao empresário Pedro Braga, que estará à frente do sindicato pelos próximos três anos, Roscoe desejou sucesso e citou a capacidade de liderança do dirigente, potencializada no programa FIEMG Jovem, o qual ele integra.
Braga agradeceu Roscoe pelo apoio e enalteceu o trabalho de Dylton Lyzardo em prol do fortalecimento da indústria da carne em Minas Geais e a trajetória do sindicato, que completou 50 anos em 2024, “marcada por conquistas significativas e pela superação de diversos obstáculos”, disse.
Pedro Braga, que integra a diretoria da Tropeira Alimentos, lembrou da parceria dos demais diretores na chapa que venceu as eleições e reafirmou o comprometimento do grupo no “trabalho incansável para garantir condições mais justas e equitativas para todos os empresários do setor, independentemente do porte dos seus negócios”.
“Para os próximos anos, nossas expectativas são ambiciosas. Pretendemos fortalecer a união entre os associados, promovendo a colaboração e o compartilhamento de conhecimento. Acreditamos que a inovação é chave para o crescimento e, por isso, investiremos em programas de capacitação de mão de obra e incentivo à adoção de novas tecnologias. Outro foco será o diálogo ativo com o governo e entidades reguladoras. Buscaremos representar os interesses de nossos associados, visando simplificar processos burocráticos e tornar o ambiente de negócios mais favorável”, acrescentou.
Lyzardo deu ênfase a alguns feitos do sindicato durante a sua gestão, como o aumento do número de associados (hoje são cerca de 40), a conquista da sede própria, participação frequentes em grandes eventos do segmento, além da parceria com o SENAI no curso de aprendizagem de processamento de carne. Esses resultados, observou Dylton, foram possíveis graças à atuação da FIEMG na defesa dos sindicatos associados. “FIEMG tem uma projeção muito expressiva e faz um esforço muito grande para todos os sindicatos crescerem”, afirmou.
Por fim, o empresário disse que Pedro Braga fará um trabalho proativo e associativista na presidência do sindicato.
Além de Pedro Braga, tomaram posse também Fernando Tornelli Filho (vice-presidente), Gerson Jeremias de Souza (diretor financeiro), Célio Passos da Silveira Guimarães (diretor de expansão e relações públicas), Eliziane Silveira Mendes (diretora adjunta) – Juliano Lara de Oliveira (diretor adjunto), Wallan Assis Braga Barros (diretor adjunto), Antônio Paulinelli Junior (conselho fiscal), Alfredo Cardoso Pena (conselho fiscal), Edcarlos Borges de Oliveira (suplente do conselho fiscal), Roberto Hugo Bassi (suplente do conselho fiscal) e Sandro Silva de Oliveira (suplente do conselho fiscal)
Clique e veja mais fotos do evento
Rafael Passos
Imprensa FIEMG